COMIDA
22/08/2018 11:12 -03 | Atualizado 22/08/2018 11:12 -03

O que realmente acontece quando você toma bebidas alcoólicas num voo

Você realmente pode ficar mais bêbado nas alturas.

Pode não ser motivo de honra, mas nós britânicos somos conhecidos pelas bebedeiras nas despedidas de solteiro e solteira – e também nos finais de semana e nas viagens de férias.

Quase dois terços dos britânicos já viram passageiros bêbados ou causando confusão em aeroportos e voos, aponta um novo estudo realizado pelo Instituto de Estudos sobre o Álcool e a Aliança Europeia do Álcool. Às vezes, a bebida pode causar situações de perigo – ou no mínimo desconforto para a tripulação e para os outros passageiros.

Peter Cade via Getty Images

Mas, para quem gosta de um ou outro drinque a bordo do avião, fica a pergunta: quais os efeitos das bebidas alcoólicas quando estamos a milhares de metros de altitude? Aperte os cintos que vamos te contar.

O álcool desidrata mais que em terra firme.

O aeroporto é um dos únicos lugares em que o café da manhã acompanhado de bebida alcoólica é socialmente aceitável. Muita gente toma um ou dois drinques para se acalmar antes do embarque, para comemorar o começo das férias (ou para marcar o fim da viagem).

Qualquer que seja o motivo, é melhor pegar leve. A combinação de falta de sono e álcool, além da desidratação causada pelo ar seco e reciclado do avião (https://www.huffingtonpost.co.uk/entry/body-on-a-plane_n_6100908), pode te deixar de ressaca antes mesmo do pouso. Certifique-se de beber muita água – e de comer o que servirem no voo.

Você realmente pode ficar mais bêbado nas alturas.

"A pressão barométrica da cabine é mais baixa. Isso significa que o corpo tem mais dificuldade de absorver o oxigênio – o que pode causar uma leve tontura, ou hipoxia. Em outras palavras, o nível mais baixo de oxigênio no sangue significa que a sensação de bebedeira é mais forte durante o voo", diz ao HuffPost UK Clare Morrison, do site MedExpress.

Lembre-se de que ficar bêbado no avião pode ser crime. Uma investigação da BBC indicou que centenas de pessoas foram presas no ano passado por causar confusão durante voos. Além disso, as companhias aéreas podem te impedir de entrar no avião caso achem que você está embriagado.

E pode sentir mais sono.

A falta de oxigênio também provoca a sensação de cansaço e, segundo o site Drink Aware, a bebida pode te fazer pegar no sono mais rápido.

Por outro lado, uma ou duas taças de vinho podem ser suficientes para afetar a qualidade do seu descanso, pois você passa menos tempo nas fases de sono profundo.

A exaustão e a desidratação, além do jet lag, podem te deixar um pouco grogue.

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost UK e traduzido do inglês.