POLÍTICA
22/08/2018 04:34 -03 | Atualizado 22/08/2018 04:34 -03

João Amoêdo, do Novo, faz 2% no Datafolha, supera outros nanicos e encosta em Haddad e Alvaro

Candidato ostenta mesmo percentual de votos em cenários com e sem Lula.

Divulgação/Facebook
João Amoêdo é o candidato do Novo à Presidência.

João Amoêdo (Novo) é o primeiro nanico a crescer em pesquisa eleitoral. Ele atingiu 2% das intenções de voto na sondagem divulgada pelo Datafolha nesta quarta-feira (22). Seu nome vem sendo testado pelo instituto desde o início do ano, e seu desempenho variava de 0% a 1%.

Amoêdo ostenta os 2% tanto no cenário com Lula quanto sem o ex-presidente. Ele está numericamente à frente de Henrique Meirelles (MDB), Guilherme Boulos (Psol), Cabo Daciolo (Patriota) e Vera Lucia (PSTU), que têm 1%, e de João Vicente Goulart (PPL) e Eymael (DC), que não pontuaram no cenário com Lula.

Nesse cenário, Amoêdo está colado em Alvaro Dias (Podemos), que tem 3%.

O Datafolha entrevistou 8.433 eleitores em 313 municípios brasileiros nos dias 20 e 21 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos.

No cenário sem o ex-presidente, Amoêdo empata tanto com Alvaro, que tem 4%, quanto com Fernando Haddad, vice de Lula, também com 4%. Meirelles também atinge 2% nesse cenário.

No Facebook, o fundador do Novo tem a 4ª maior página dos presidenciáveis, com 1,6 milhão de fãs. Amoêdo está atrás de Marina Silva, com 2,3 milhões de curtidas, Lula, com 3,7 milhões, e Jair Bolsonaro, com 5,5 milhões.

O Novo não utiliza dinheiro do Fundo Partidário. A campanha de Amoêdo é financiada com doações, vaquinha virtual e recursos próprios.

Nesta quarta-feira, João Amoêdo participa da série de sabatinas de HuffPost Brasil e Yahoo! Notícias com os candidatos à Presidência da República. O vídeo na íntegra, com a entrevista, será divulgado em breve.

LEIA:Datafolha: Lula, 39%, Bolsonaro, 19%, Marina, 8%, Alckmin, 6%, e Ciro, 5%