NOTÍCIAS
21/08/2018 13:18 -03 | Atualizado 21/08/2018 13:18 -03

Harry Kane: Artilheiro da Copa é zebra na corrida pela Bola de Ouro da Fifa

Atacante da Inglaterra surpreendeu favoritos e levou a Chuteira de Ouro no Mundial da Rússia.

PA Wire/PA Images
Harry Kane foi o principal artilheiro da Copa da Rússia.

Antes de a Copa da Rússia começar, as principais apostas sobre quem terminaria a competição como artilheiro apontavam para o portuguêsCristiano Ronaldo, o uruguaio Luis Suárez e até para o brasileiro Gabriel Jesus, único do trio que não balançou as redes uma vez sequer.

Ao fim da competição, que terminou com a França campeã, no entanto, a Chuteira de Ouro, prêmio dado pela Fifa ao principal goleador, foi para o camisa 9 da Inglaterra, 4ª colocada no Mundial: Harry Kane.

Autor de 6 gols em 6 partidas disputadas, Kane pode ter surpreendido os desavisados, mas, com a camisa de sua seleção, apenas manteve a excelente média de gols apresentada na temporada 2017/18 pelo Tottenham. Esse desempenho o credenciou a estar entre os 10 finalistas do Prêmio The Best, a Bola de Ouro da Fifa.

Depois de conhecer melhor os perfis de Raphael Varane, da França, Eden Hazard e Kevin de Bruyne, representantes da "Geração Belga", saiba mais sobre Harry Kane.

'Furacão' de gols

Catherine Ivill via Getty Images
Chuteira de Ouro na Copa, Kane sonha com a Bola de Ouro da Fifa.

Harry Kane, que ganhou o apelido de Furacão por causa da sonoridade de seu nome — hurricane, em inglês, significa furacão —, teve realmente números destruidores na recém-terminada temporada europeia.

O camisa 9 marcou 30 gols em 37 partidas com a camisa do Tottenham, além de 11 em 12 partidas pela seleção inglesa, somando-se às partidas que disputou pelas Eliminatórias Europeias e pela Copa da Rússia.

No total, são 41 bolas nas redes adversárias em 49 jogos disputados, com média de 0,83 gols por partida. Para se ter uma ideia, Cristiano Ronaldo, melhor jogador do mundo, teve média um pouco superior, com 60 gols em 53 jogos (1,13 por partida), somando-se Real Madrid e a caminhada da seleção portuguesa nas Eliminatórias e no Mundial.

Desprezado na base rival

Natural de Walthamstow, no Reino Unido, Harry Edward Kane, 25 anos, demorou até encontrar seu melhor futebol e se firmar no Tottenham, clube no qual chegou em 2004, com apenas 11 anos de idade.

Kane traz no currículo uma frustrante passagem pelas categorias de base do Arsenal, um dos principais rivais de seu atual clube. E foi justamente contra o Arsenal, em 2015, que o "Furacão" fez uma de suas melhores partidas pelo Tottenham, marcando os 2 gols que garantiram a vitória, de virada, em jogo válido pela Premier League.

O artilheiro estreou pela seleção inglesa em março de 2015, fechando a goleada por 4 a 0 sobre a Lituânia com um gol marcado logo após entrar em campo. Três anos mais tarde, terminou uma Copa do Mundo como principal artilheiro e, agora, sonha em ser o The Best e conquistar a Bola de Ouro. Será que dá?

FICHA TÉCNICA

Nome completo: Harry Edward Kane

Data de nascimento: 28/07/1993

Local de nascimento: Walthamstow (Reino Unido)

Altura: 1,88m

Posição: Atacante

Clube: Tottenham-ING