ENTRETENIMENTO
20/08/2018 15:28 -03 | Atualizado 20/08/2018 15:28 -03

Centro de ensino terá curso sobre série 'Merlí' com Janine Ribeiro em SP

As aulas ministradas pelo ex-ministros vão apresentar conceitos de filosofia inspirados na série espanhola.

Divulgação

Produzida pela TV Catalunha, a série espanhola Merlí tem conquistados fãs ao redor do mundo após ter sido disponibilizada no catálogo do Netflix.

Agora, o programa também serviu de inspiração para um curso sobre filosofia ministrado por Renato Janine Ribeiro, filósofo e ex-ministro da Educação do governo Dilma (PT).

As aulas vão acontecer na Casa do Saber, em São Paulo, entre 30 de agosto e 13 de setembro. O curso também poderá ser acompanhado online.

Nos encontros, o objetivo é gerar novas reflexões inspiradas nos episódios do seriado, que tratam de problemas da vida e do cotidiano e buscam a ajuda dos filósofos para compreender a realidade.

O primeiro encontro vai tratar do famoso mito da caverna, que é apresendado no episódio 2 da 1ª temporada. O objetivo da aula é traçar um paralelo entre Platão e Nietzsche, e como lidamos com a educação e o dilema das aparências

O segundo encontro será sobre o episódio 3, em que há o furto de uma prova no colégio. Nesta aula, o seguinte questionamento será o ponto de partida: Nas relações pessoais e no resto da vida, há justificativa para ações "erradas"?

O último encontro versára sobre o filósofo Kant e como lidamos com a mentira e a ética.

Para mais informações sobre as aulas, basta acessar o site da Casa do Saber.