COMPORTAMENTO
17/08/2018 12:12 -03 | Atualizado 17/08/2018 12:16 -03

Por que Portugal não para de aparecer no seu Instagram

As fotos falam por si mesmas, mas procuramos especialistas para saber mais.

Nos últimos tempos, Portugal, e especialmente Lisboa, tem recebido mais turistas. Conversamos com especialistas para entender por quê.
Getty Images
Nos últimos tempos, Portugal, e especialmente Lisboa, tem recebido mais turistas. Conversamos com especialistas para entender por quê.

É verão no hemisfério norte, muita gente está viajando de férias, e um destino na Europa parece estar particularmente movimentado.

Se você acompanha os viajantes inveterados (ou mesmo seus amigos) no Instagram, provavelmente percebeu que eles andam postando fotos incríveis de Portugal de uns anos para cá, especialmente no auge do verão.

Mario Fernandes, co-criador e editor do GoLisbon, disse ao HuffPost que tem notado um aumento no interesse por Portugal nos últimos cinco anos, especialmente nos últimos dois ou três. Cindy Goldberger, da agência de viagens Hiatus, em Nova York, diz que a procura pelo país vem aumentando regularmente desde 2015. Segundo a agência Reuters, o número de turistas estrangeiros visitando Portugal bateu recorde em 2017, ano em que o país recebeu o prêmio de principal destino de férias do mundo no World Travel Awards.

Por que tanta gente está interessada por Portugal? Fernandes sugere que os motivos têm a ver com segurança (o país foi votado o quarto mais seguro este ano pelo Institute for Economics and Peace) e preço (viajar em Portugal é mais barato que nos outros países da Europa Ocidental). Mas os preços estão aumentando, diz Fernandes. Os dias ensolarados também atraem muitos visitantes, e Portugal tem muitas atrações turísticas.

"Em geral faz sol o ano todo, e não faz nem muito calor nem muito frio", diz Fernandes. "[Lisboa] é considerada hoje uma das cidades mais na moda em toda a Europa, e as pessoas estão descobrindo que a cidade tem características muito autênticas, como as fachadas de azulejo, os mosaicos nas calçadas, os mirantes e a vida noturna na rua."

Godlberger observa que muitas companhias aéreas estão aumentando as rotas para o país. Ela também é fã dos novos hotéis boutique e fazendas convertidas em hotéis de luxo."

"Hotéis lindos estão aparecendo em todo o país – de luxo e de preços moderados. É um dos destinos mais acessíveis da Europa em termos de custo, então isso certamente ajuda a atrair turistas de todo tipo", afirma Goldberger.

REDA&CO / Getty Images
Visitors staying in Lisbon can take a day trip to Sintra to see the Pena Palace.

Eric Hrubant, presidente da Cire Travel, concorda com essas opiniões e diz que os viajantes têm muito a conhecer nas cidades e seus arredores.

"É um país pequeno, mas as cidades são cheias de história, cultura e comida, além de muitas opções de praia e campos de golfe", diz Hrubant. "Com cinco a dez dias, você consegue organizar uma viagem de férias ou de lua-de-mel que encanta todos os seus sentidos."

Hrubant observa que celebridades como Madonna e os recém-casados Michael Fassbender e Alicia Vikander se mudaram para Portugal, o que ajudou a aumentar o interesse pelo país.

Portugal também se tornou "bastante popular" no Instagram e nas outras redes sociais, pois o país é muito "pitoresco e fotogênico". Larissa D'Sa, vlogueira de viagens baseada em Mumbai, na Índia, disse ao HuffPost que Portugal é "um dos países mais fotogênicos" que ela visitou.

A post shared by Larissa🌴 (@larissa_wlc) on

O caminho que leva ao Castelo de São Jorge é bem íngreme, mas há várias coisas para fazer no caminho, como cafés, paredes grafitadas e lojas de designers locais. A caminhada pode ser cansativa, mas a vista lá de cima não tem comparação. Você vai voltar no tempo e, lá de cima, pode curtir tudo tomando uma taça de vinho. Saúde!!

Em uma viagem ao país em junho, ela postou várias imagens de Lisboa e Sintra para seus mais de 280 000 seguidores no Instagram.

"Apesar de ter visitado apenas duas cidades, acho que toda cidade de Portugal tem sua própria vibe, o que torna o país tão rico em termos de cultura", afirma D'Sa.

Ela sugere pelo menos dez dias no país, pois há muita coisa para ver.

"Cinco dias não são suficientes", diz D'Sa. "Se tiver mais tempo, acho que 15 dias seriam o ideal. Porto também deve estar na sua lista."

A post shared by Larissa🌴 (@larissa_wlc) on

Ela sonhou o impossível, seguiu seu coração e criou seu próprio conto de fadas. Ventos frios, vistas de tirar o fôlego e princess feels. Este lugar é muito mágico... não dá para descrever, você tem de vir para sentir a vibe. A foto não faz justiça ao que você sente. Tem uma princesa dentro de todas nós. Eis uma dica se você quiser o lugar só para você: chegue cedo! O palácio abre às 9h30.

Se você ficou convencido de que Portugal deveria estar no topo da sua lista, os especialistas que entrevistamos têm várias sugestões de roteiro.

Goldberger diz que, de Lisboa, dá para fazer muitas viagens curtas, incluindo o Algarve e suas lindas praias, e Sintra, que tem castelos e palácios impressionantes. Ela também recomenda que os viajantes considerem conhecer os Açores, arquipélago que fica a menos de cinco horas de avião de Boston.

Fernandes sugere começar a viagem em Lisboa, visitando o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém.

Raquel Maria Carbonell Pagola / Getty Images
The Tower of Belém attracts many tourists as well.

Depois, vá para Sintra, como sugere Goldberger, e então para a cidade medieval de Óbidos e o Porto, segunda maior cidade portuguesa, conhecida pelo vinho. Termine a viagem no sul do país, o Algarve, que tem "algumas das mais lindas praias da Europa", diz ele.

Quer mais Portugal? Veja as fotos abaixo.

Leisa Tyler / Getty Images
The Praça do Comércio is the main square in Lisbon.

A Praça do Comércio é a principal praça de Lisboa.

DEA / W. BUSS / Getty Images
The Church of St. Roch in Lisbon has a rather plain-looking exterior but a lavishly adorned interior.

A Igreja de São Roque não parece nada demais do lado de fora, mas o interior é ricamente decorado.

Leisa Tyler / Getty Images
With bright colors like these in Aljezur, it's clear why Portugal is a hit on social media.

Com cores vivas como essas de Alzejur, não é de admirar que Portugal seja um hit nas redes sociais.

MyLoupe / Getty Images
Porto is a city known for — you guessed it — its port wine.

O Porto é uma cidade conhecida pelo – adivinhe? – o vinho que leva seu nome.

ullstein bild / Getty Images
The Convent of Christ in Tomar boasts different styles of European architecture throughout its cloisters.

O Convento de Cristo, em Tomar, exibe vários estilos de arquitetura europeia.

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.