COMIDA
17/08/2018 18:30 -03 | Atualizado 24/08/2018 18:06 -03

Esta receita de macarrão em uma panela só fica perfeita em menos de 30 minutos

E usa ingredientes que você provavelmente já tem em sua cozinha.

Jake Cohen

Os jantares nos dias úteis às vezes são a parte mais complicada de minha vida. Trabalhando em período integral, às vezes é uma luta enorme encontrar energia para cozinhar ao fim de uma jornada longa. Some-se a isso o cansaço de preparar os pratos, além da consciência de que vou ter que lavar a louça depois, e muitas vezes acabo recorrendo ao app Seamless (um serviço de entrega de comida a domicílio). Mas tudo isso mudou quando descobri o mundo mágico do macarrão de uma panela só.

O que isso implica? Bom, como indica o próprio nome do prato, para preparar esse macarrão você só vai precisar de uma panela funda de 30 cm. Vou lhe oferecer uma receita, mas a verdade é que essa ideia permite uma infinidade de combinações envolvendo macarrão.

O primeiro passo consiste em trazer os aromas à tona. Ou seja, aquecer uma boa colherada de sopa ou duas de azeite (ou manteiga) com alho, pimenta vermelha picada ou ervas saborosas. Quando esses ingredientes estiverem dourados e quentes, é hora de acrescentar os líquidos.

Como eu queria que esse prato fosse composto de coisas que geralmente já temos na cozinha, os ingredientes básicos são 1,1 litro de caldo de galinha já preparado e uma xícara de água, mais 500 gramas de espaguete. Coloque tudo na panela sobre o fogo. Se você for vegetariano, pode usar caldo de legumes. Quando o macarrão estiver al dente, o líquido já terá se reduzido para um molho cremoso e brilhante.

Agora vem a parte divertida, quando você pode fazer uso de quaisquer ingredientes que tiver sobrando na geladeira. Estou falando em acrescentar restos de frango, um punhado de tomatinhos cereja ou aquela meia lata de alcaparras que está na sua prateleira há meses. E pode ter certeza que vou ralar muito queijo e colocar na panela, quer seja parmesão, pecorino ou qualquer outro queijo duro.

As possibilidades são tão intermináveis quanto é a mistura de restos que você puder reunir. Mas o mais importante é que a base desta receita é feita inteiramente de ingredientes que você provavelmente já tem em casa. Então faça um favor a você mesmo e diga "não" à comida delivery por hoje. Um jantar fácil está a menos de 30 minutos de distância de você.

Jake Cohen

Macarrão de uma panela só ao alho com tomates cereja

Rendimento: 4 a 6 porções

Tempo de preparo: 10 minutos

Tempo de Cozimento: 15 minutos.

Tempo total: 25 minutos

  • 1/4 xícara de azeite de oliva
  • 6 dentes de alho fatiados finos
  • 1/4 colher de chá de pimenta vermelha em flocos
  • 4 xícaras de caldo de galinha
  • 1 xícara de água
  • 500 gramas de espaguete
  • 1 xícara de tomatinhos cereja cortados ao meio
  • 1,5 xícara de parmesão ralado
  • Sal kasher a gosto

Em uma frigideira funda de 30 cm, aqueça o óleo com o alho em fogo médio. Frite por um a dois minutos, até dourar o alho levemente, depois acrescente a pimenta em flocos.

Acrescente o caldo de galinha e a água, depois o espaguete. Aumente o fogo para médio-alto. Deixe cozinhar, acrescentando os tomates cereja após dez minutos e deixando por 14 a 16 minutos, até o caldo de galinha ter se reduzido, formando um molho, e o espaguete estar al dente.

Acrescente o parmesão ralado e ajuste o sal. Coloque nos pratos e guarneça com mais parmesão ralado. Sirva.

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.