NOTÍCIAS
16/08/2018 11:33 -03 | Atualizado 16/08/2018 14:03 -03

Aretha Franklin, rainha do soul, morre aos 76 anos

Ícone da músic ganhou 18 Grammys ao longo da carreira, incluindo um pelo conjunto da obra.

The LIFE Picture Collection/Getty Images

Aretha Franklin morreu nesta quinta-feira (16). Ela tinha 76 anos.

Diagnosticada com câncer no pâncreas em 2010, a cantora conhecida como rainha do soul estava "gravemente doente" e recebendo atenção dos familiares em sua casa em Detroit, nos Estados Unidos, de acordo com Roger Freidmann, jornalista e amigo da família.

"Num dos momentos mais tristes das nossas vidas, nós não conseguimos encontrar palavras certas para expressar a dor em nossos corações. Perdemos uma matriarca e a base da nossa família", disse a família em comunicado.

Aretha havia anunciado sua aposentadoria no início de 2017.

Por recomendação médica, a diva da música negra deveria reduzir sua agenda de apresentações. "Eu não vou ficar sentada sem fazer nada. Isso também não seria nem um pouco bom", disse à época.

A última vez que subiu ao palco foi em novembro passado, em Nova York, no aniversário de 25 anos da Elton John AIDS Foundation."Foi um espetáculo milagroso, pois Aretha já lutava contra a exaustão e a desidratação", escreveu Friedman sobre a apresentação da cantora.

Shannon Stapleton / Reuters
Aretha Franklin em apresentação no evento comemorativo de 25 anos da Elton John AIDS Foundation, em 2017.

Nascida em 1942, em Memphis, Tenesse, Aretha migrou com a família para Detroit, durante o período de desenvolvimento industrial acelerado no norte do país. Filha do famoso reverendo Clarence LeVaughn Franklin, figura próxima a Martin Luther King, ela começou a cantar no coro da igreja ainda pequena.

Nos anos 60, ganhou projeção internacional ao introduzir recursos do gospel na música secular. Com vozeirão inigualável, Aretha brilhou cantando não apenas soul, como também jazz, blues e pop.

Entre seus maiores sucessos que expõe essa característica estão Respect, (You Make Me Feel Like) A Natural Woman, Chain of Fouls, Think, Share You Love with Me e Spanish Harlem.

Referência absoluta para diferentes gerações de cantoras, Aretha Franklin acumulou 18 Grammys ao longo da carreira, incluindo um pelo conjunto de sua obra.

Em 1987, ela tornou-se a primeira mulher a entrar no Hall da Fama do Rock and Roll. Em 2005, recebeu das mãos de George W. Bush a Medalha Presidencial da Liberdade (maior condecoração para um civil americano).

A rainha do soul também cantou na posse de outros dois presidentes: Bill Clinton e Barack e Obama Barack Obama.