ENTRETENIMENTO
16/08/2018 16:03 -03 | Atualizado 16/08/2018 18:32 -03

Adeus, Aretha Franklin: 'Em sua voz podíamos sentir a nossa história'

Ex-presidente dos EUA, Barack Obama, foi uma das diversas personalidades americanas que usaram as redes sociais para se despedir (e ressaltar o legado) de Aretha Franklin.

Aretha Franklin: Voz icônica coroada com nada menos que 21 Grammys.
Redferns
Aretha Franklin: Voz icônica coroada com nada menos que 21 Grammys.

De Barack Obama a Donald Trump. De Oprah Winfrey a Christina Aguilera. De Elton John a Paul McCartney. A morte de Aretha Franklin, nesta quinta-feira (16), aos 76 anos, comoveu grandes personalidades do mundo da música, do entretenimento e da política americana.

"Aretha ajudou a definir a experiência americana. Em sua voz, nós podíamos sentir a nossa história, em todas as nuances", escreveu o ex-presidente Obama no Twitter. "Ela será para sempre a nossa Rainha do Soul", compartilhou Michelle Obama em sua conta na rede social.

Aretha morreu em decorrência de um câncer no pâncreas.

A última vez que subiu ao palco foi em 7 de novembro do ano passado, em Nova York, no aniversário de 25 anos da Elton John AIDS Foundation. "Foi um espetáculo milagroso, pois Aretha já lutava contra a exaustão e a desidratação", escreveu o jornalista Roger Freidmann.

As homenagens de políticos e celebridades do alto escalão sublinham o legado incomensurável da cantora negra que revolucionou a música americana incorporando elementos do gospel ao mainstream. Foram mais de 60 anos de carreira, coroados com nada menos que 21 Grammys (três deles honorários).

Primeira mulher negra a aparecer na capa da revista Time, em 1968, Aretha gravou 42 álbuns de estúdio, 45 coletâneas e 6 discos ao vivo. Seu nome também aparece nas lista de artistas que mais venderam discos na história da música até agora: foram 75 milhões de cópias.

Entre seus maiores sucessos que expõe essa característica estão Respect (versão memorável do single de Otis Redding), (You Make Me Feel Like) A Natural Woman, Chain of Fouls, Think e Spanish Harlem.

Em 1987, ela tornou-se a primeira mulher a integrar o Rock and Roll Hall of Fame. Em 2005, recebeu das mãos de George W. Bush a Medalha Presidencial da Liberdade - a maior condecoração para um civil americano.

Jason Reed / Reuters
Aretha Franklin durante a posse de Obama em 2009.

Filiada ao partido Democrata, Aretha também emocionou os americanos com performances nas cerimônias de posse de outros dois presidentes: Bill Clinton e do já citado Barack Obama. Também amiga da família do ex-presidente dos EUA, a diva da música negra levou Obama às lágrimas em 2015, quando se apresentou no Kennedy Center Honors.

O evento homenageava Carole King, que coescreveu (You Make Me Feel Like) A Natural Woman com Aretha (veja o vídeo abaixo). Nesta quinta (16), Carole também usou o Twitter para se despedir da amiga. "Que vida. Que legado! Tanto amor, respeito e gratidão. Descanse em paz", escreveu.

Longe dos holofotes, Aretha teve uma vida de altos e baixos.

Ela deixa quatro filhos. O primeiro, Clarence, nasceu quando ela tinha apenas 12 anos. O segundo, Edward, nasceu dois anos depois. Ambos foram criados pela avó. O terceiro filho, Teddy Richards, veio em 1984. O quarto, Kecalf, nasceu em 1970.

Aretha foi casada três vezes. O primeiro relacionamento, com Ted White, terminou com denúncias de espancamento. O segundo casamento foi com o ator Glynn Turman. O último parceiro, Willie Wilkerson, foi com quem teve a relação mais duradoura: ficaram juntos da década de 80 até 2012.

"Num dos momentos mais tristes das nossas vidas, nós não conseguimos encontrar palavras certas para expressar a dor em nossos corações. Perdemos uma matriarca e a base da nossa família", disse a família em comunicado.

A seguir, você acompanha as principais homenagens que a eterna Rainha do Soul recebeu nas redes sociais.

Barack Obama

"Aretha ajudou a definir a experiência americana. Em sua voz, nós podíamos sentir a nossa história, toda ela e em todas as nuances - nosso poder e nossa dor, nossa escuridão e nossa luz, nossa jornada por redenção e nosso duramente conquistado respeito. Que a Rainha do Soul descanse na paz eterna."

Michelle Obama

Assistir à Aretha Franklin cantar na Casa Branca, e em tantas outras ocasiões, fez o tempo parar. @BarackObama e eu mantemos a família de Aretha em nossos corações agora. Ela será para sempre a nossa Rainha do Soul.

Donald Trump

"A Rainha do Soul, Aretha Franklin, morreu. Ela era uma mulher maravilhosa, com um dom dado por Deus: sua voz. Sentiremos sua falta."

Diana Ross

"Estou aqui em oração pelo maravilhoso espírito reluzente de Aretha Franklin."

Oprah Winfrey

Nós vamos sentir sua falta, rainha.

Barbra Streisand

"Esta foto foi tirada em 2012, quando Aretha e eu nos apresentamos em uma celebração em homenagem ao nosso amigo Marvin Hamlisch. É difícil conceber um mundo sem ela. Ela não era só uma cantora excepcionalmente brilhante, mas seu compromisso com os direitos civis causou um impacto indelével no mundo."

Carole King

"Que vida. Que legado! Tanto amor, respeito e gratidão. Descanse em paz."

Hillary Clinton

"Lamentando a perda de hoje de @ArethaFranklin que compartilhou seu espírito e talento com o mundo. Ela merece não apenas nosso respeito, mas também nossa gratidão permanente por abrir nossos olhos, ouvidos e corações. Descanse em paz eterna, minha amiga."

Paul McCartney

"Vamos todos tirar um momento para agradecer a bela vida de Aretha Franklin, a rainha de nossas almas, que nos inspirou por muitos e muitos anos. Sentiremos sua falta, mas a memória de sua grandeza como música e belo ser humano viverá conosco para sempre. Amor, Paul."

Christina Aguilera

"Aretha foi uma inspiração tão atemporal para mim e para tantos outros, a suprema rainha, obrigado pelo dom de sua voz, música e alma inabalável."

Justin Timberlake

"Este é o rosto de um jovem que não conseguia acreditar que estava cantando com a MAIOR DE TODOS OS TEMPOS. Obrigado, Srta. Franklin, por nos abençoar a todos com seu presente incomparável. Honrado por ter compartilhado o palco com você por um momento e ser inspirado por você por toda a vida. Sempre me curvando para você."

Adele

"Não consigo me lembrar de um dia da minha vida sem a voz e a música de Aretha Franklin enchendo meu coração com tanta alegria e tristeza. Absolutamente com o coração partido, ela se foi, que mulher. Obrigado por tudo, as melodias e os movimentos."

Elton John

The loss of Aretha Franklin is a blow for everybody who loves real music: Music from the heart, the soul and the Church. Her voice was unique, her piano playing underrated – she was one of my favourite pianists. I was fortunate enough to spend time with her and witness her last performance – a benefit for the Elton John AIDS Foundation at St John The Divine Cathedral. She was obviously unwell, and I wasn't sure she could perform. But Aretha did and she raised the roof. She sang and played magnificently, and we all wept. We were witnessing the greatest soul artist of all time. I adored her and worshipped her talent. God bless her. My condolences to all her family and friends. We shared the same birthday – and that meant so much to me. The whole world will miss her but will always rejoice in her remarkable legacy. The Queen is dead. Long live the Queen. @arethasings #RIP #ArethaFranklin #QueenOfSoul @ejaf

Uma publicação compartilhada por Elton John (@eltonjohn) em

"A perda de Aretha Franklin é um golpe para todos que amam, a música real: música do coração, da alma e da igreja. Sua voz era única, seu piano tocado de forma subestimada - ela era uma das minhas pianistas favoritas. Tive a sorte de passar um tempo com ela e testemunhar sua última apresentação - um benefício para a Fundação Elton John AIDS em St. John The Divine Cathedral. Ela estava obviamente doente, e eu não tinha certeza se ela poderia se apresentar. Mas Aretha fez e ela levantou o público. Ela cantou e tocou magnificamente, e todos nós choramos. Nós estávamos testemunhando a maior artista de soul de todos os tempos. Eu a adorava e adorava seu talento. Deus a abençoe. Meus pêsames para toda a família e amigos dela. Nós compartilhamos o mesmo aniversário - e isso significou muito para mim. O mundo inteiro sentirá falta dela, mas sempre se alegrará com seu notável legado. A rainha está morta. Vida longa à rainha."