POLÍTICA
15/08/2018 08:56 -03 | Atualizado 15/08/2018 09:01 -03

Prazo para registro de candidatura na Justiça Eleitoral termina nesta quarta-feira

Até a noite desta terça, 9 dos 13 candidatos à Presidência haviam se registrado.

Piotr Krzeslak via Getty Images
TSE aceita registro de candidaturas até às 19h desta quarta-feira (15).

Os partidos e coligações têm até esta quarta-feira (15) para efetuar o registro de seus candidatos no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Até às 23h30 desta terça-feira (14), 9 candidatos a presidente e respectivos vices haviam se registrado. São eles: Alvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSol), Jair Bolsonaro (PSL), João Amoêdo (Novo), Marina Silva (Rede) e Vera Lúcia (PSTU).

Nesta quarta, são esperados mais 4 registros de candidatos a presidente: Henrique Meirelles (MDB), João Vicente Goulart (PPL), José Maria Eymael (DC) e Lula (PT).

Há grande expectativa pelo registro da candidatura de Lula, com a mobilização do partido com militantes e MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) em Brasília. Um ato em frente à sede do TSE está programado para a tarde desta quarta.

Lula está preso desde 7 de abril, condenado em 2ª instância por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá (SP). Como seu registro de candidato deve ser impugnado, por ter violado a Lei da Ficha Limpa, o vice, Fernando Haddad, deve assumir a cabeça de chapa.

Também foram registradas 120 candidaturas a governos estaduais, 202 candidaturas a senador, 4.336 a deputado federal, 9.418 a deputado estadual e 862 a deputado distrital.

O prazo termina às 19h.