COMPORTAMENTO
14/08/2018 16:05 -03 | Atualizado 14/08/2018 16:10 -03

5 estratégias que parecem estranhas, mas que vão ajudar a sua planta a crescer

Listamos "estratégias" divertidas - e talvez um pouco bizarras - que as pessoas criaram para que suas plantas cresçam mais fortes.

Westend61 via Getty Images

Chamado especial para todos os pais de plantas.

Brincadeiras à parte, é quase impossível não desenvolver uma relação de afeto com as plantas de sua casa. Às vezes, elas estão ali por tanto tempo e você já se dedicou tanto para o bem-estar de cada uma delas que o jardim se torna mais que cômodo da casa.

E só quem cultiva um jardim sabe que há jeitos singulares de demonstrar amor a estes seres. Algumas pesquisas, apesar de muito iniciais, já apontaram para a influência de certos hábitos no crescimentos das plantas - para além de uma rotina de regas e adubos.

Getty Images/Cultura RF

Listamos 5 "estratégias" divertidas - e talvez um pouco bizarras - que as pessoas criaram para que suas plantas cresçam mais fortes.

1. Músicas, conversas e playlists

Pessoas que praticam instrumentos musicais no mesmo cômodo em que suas plantas garantem que notam que elas crescem mais bonitas. Outras, ainda, garantem que uma boa conversa pode deixá-las feliz. Parece loucura? Bom, isso pode fazer algum sentido. De acordo com o relatório publicado na Frontiers in Plant Science, os pesquisadores reuniram evidências de que as plantas são altamente sensível e poderiam reagir a estímulos sonoros. Caso você não toque nenhum instrumento, experimente criar playlists especiais para os ambientes que suas plantas estão. As músicas vão te dar um gás no momento em que você estiver dedicado aos cuidados da horta ou jardim.

2. Por que não nomeá-las?

Dar nomes ou apelidos a algumas de suas plantas é uma forma de se conectar à elas. E nesse caso vale tudo o que a sua criatividade permitir: cheque os nomes de bebês que estão na moda, escolha o nome de sua celebridade favorita ou até mesmo apelidos sem noção. O fato é: ninguém vai dormir sem esquecer de regar uma plantinha que tenha nome.

3. Ofereça um pouco de chá para a sua planta

Isso mesmo. Não raro as pessoas resolvem regar as plantas com um pouco de chá. Ou, ainda, usam as sobras das ervas como adubo para o solo. Experimente colocar alguns saquinhos de chá após serem usados nas compotas das plantas. As ervas do chá contém pequenas quantidades de nitrogênio, que vão agir como bons fertilizantes naturais.

4. Casca de ovo? Sim, por favor

O mesmo acontece com as casas de ovo. O material serve como um ótimo adubo para plantas, já que são ricos em cálcio, potássio e magnésio. Você pode simplesmente ir quebrando as casquinhas nos solos de sua horta ou fazer uma espécie de farinha de casca de ovo, que vai tornar o processo de absorção dos nutrientes mais ágil. Para isso, basta deixar o material secado e depois processá-lo até que vire uma farinha bem fininha. Depois, é só alimentar as suas plantas.

5. Menos é mais

É comum que, no início, você se mantenha preocupado em seguir religiosamente as rotinas de cuidado com suas plantas. Mas, no fundo, menos é mais. O que elas precisam é de um bom espaço com circulação de luz e água em determinados períodos. Nesse sentido, o seu dedo indicador é o melhor termômetro. Sempre observe se o solo se mantém úmido nos vasos e arranjos.