COMPORTAMENTO
10/08/2018 16:11 -03 | Atualizado 10/08/2018 16:15 -03

6 hábitos diários que podem estar provocando suas dores de cabeça

E algumas dicas de como lidar com esse problema.

demaerre via Getty Images

Quando você está sofrendo de dores de cabeça, é fácil para a sua mente pensar no pior. Mas , mesmo sendo possível que as dores de cabeça recorrentes possam ser devido a algo assustador como um tumor no cérebro, é muito mais provável que elas resultem de algo bastante inocente que você está fazendo e não percebe.

Em geral, dores de cabeça acontecem quando os vasos sanguíneos, músculos e nervos da sua cabeça são mais estimulados, disse Dr. Vernon Williams, um neurologista e diretor do Centro para Neurologia dos Esportes e Medicina da Dor no Instituto de Kerlan-Jobe Cedars-Sinai em Los Angeles .

"Quando estas estruturas sensíveis a dor tornam-se hiperativas, ou quando a atividade química do cérebro é alterada, nós sentimos as sensações desconfortáveis de uma dor de cabeça", explicou.

Os gatilhos para todos podem ser diferentes, mas existem alguns fatores de estilo de vida que normalmente se destacam. Aqui estão alguns importantes para se ter em mente:

1. Você tem bebido muito vinho tinto

Álcool e vinho tinto, em particular, podem desencadear dores de cabeça. Os especialistas não têm 100% de certeza do por que isso acontece, mas pode ser devido a alterações que o álcool provoca no seu fluxo sanguíneo, disse Dr. Amit Sachdev, um professor assistente e diretor da divisão de medicina Neuromuscular na Michigan State University.

A ingestão de álcool provoca algo conhecido como vasodilatação, que deixa os vasos sanguíneos periféricos (aqueles em seus braços, mãos, pernas e pés) relaxados, fazendo com que mais sangue flua. Isso faz a pressão cair e, consequentemente, a frequência cardíaca aumentar para tentar compensar.

Essa mudança no fluxo sanguíneo pode estimular os nervos do tronco cerebral (a parte do cérebro que conecta seu cérebro com a medula espinhal), provocando dores de cabeça, disse o Dr. Daniel Franc, um neurologista no Providence Saint John do Health Center em Santa Monica, Califórnia. Enquanto qualquer forma de álcool pode fazer isso, os cientistas têm associado os taninos do vinho tinto a um maior risco de dores de cabeça. Mas Franc disse que é "uma questão em aberto exatamente por que os taninos do vinho ajudam a desencadear dores de cabeça."

Se você notar que sente dores de cabeça depois de beber até mesmo pequenas quantidades, tente descobrir se podem estar sendo causadas por uma bebida específica, como vinho tinto, e pare de beber este tipo. Se suas dores de cabeça pararem, provavelmente esse é o gatilho. Se continuarem, tente ficar sem beber álcool por um tempo para ver o que acontece.

2. Você está comendo muita carne processada

Parece estranho que algo aparentemente tão inocente como um sanduíche de peru poderia estar causando a sua dor de cabeça, mas há definitivamente uma ligação, Sachdev disse. É em grande parte devido aos nitratos ― conservantes adicionados a carnes para impedir o crescimento de bactérias nocivas.

Claro, muitas pessoas comem embutidos e cachorros-quentes sem problemas. Mas pesquisas recentes sugerem que algumas pessoas têm bactérias na boca que podem interagir com os nitratos, causando altos níveis do gás óxido de nítrico e provocando dores de cabeça. Os nitratos também estão ligados à vasodilatação, o mesmo mecanismo que pode provocar uma latente dor de cabeça depois de beber álcool.

3. Você teve uma alteração no sono, ou privação de sono

Se notar que suas dores de cabeça começaram na mesma época em que começou a dormir menos que o habitual, você pode ter encontrado seu gatilho.

"Um padrão de sono anormal ou falta de sono definitivamente pode causar dores de cabeça", disse Franc.

Na verdade, a pesquisa encontrou uma correlação direta entre a falta de descanso e cabeça latejando; quanto pior o sono, maior as chances de sofrer com dores de cabeça. A razão por que isso acontece não é totalmente clara, mas a falta de sono pode diminuir seu limiar de dor e estimular os nervos no seu tronco cerebral, Franc disse ― e isso pode criar o cenário perfeito para dores de cabeça.

Infelizmente, nem sempre é fácil conseguir dormir mais ou melhor. Mas tente fazer com que a qualidade do sono seja uma prioridade se você puder. (Aqui estão alguns truques noturnos fáceis que irão ajudá-lo a conseguir esses Zs). E, se você suspeitar que está sofrendo de distúrbio do sono, provavelmente é hora de falar com um especialista para obter ajuda.

4. Você está pulando refeições

Às vezes uma reunião ao meio-dia atrapalha o almoço, quando você se dá conta, é hora do jantar e sua última refeição foi o café da manhã. Mas se isso se tornar um hábito, sua cabeça vai reclamar.

Pular refeições claramente dá fome, mas também pode causar desidratação, Williams explicou ― e ambos podem levar a dores de cabeça. O revestimento do seu cérebro tem um mecanismo de proteção que essencialmente informa que você precisa se cuidar melhor, disse Franc.

"Quando você tem comportamentos que não são saudáveis como pular refeições, o cérebro sinaliza através da dor que é preciso mudar de comportamento," ele disse.

Se seu horário dificulta comer quando estar com fome, tente levar lanches embalados, para ao menos fazer uma boquinha quando estiver sem tempo. Pode fazer uma grande diferença, disse Franc.

5. Você tem má postura

Sua mãe estava certa: você deve tentar ficar ereto. Quando ficamos curvados, forçamos os músculos na parte de trás do pescoço que, coincidentemente, interagem com os nervos que levantam da espinha cervical, disse Franc. Isso pode provocar espasmos nos músculos do pescoço, irritando os nervos atrás da cabeça e causando dores de cabeça.

"O fato realmente é que a dor vem em geral de uma rede de nervos e tecidos conectivos," explicou Franc. " Se desestabilizar esses músculos e tecidos, irá partir uma rede de nervos e causar dor."

Você pode simplesmente se esforçar para tentar ficar sempre ereto na tentativa de aliviar sua dor. Ou, se isso é uma luta, tente marcar uma consulta com um fisioterapeuta para exercícios e dicas sobre como manter uma boa postura naturalmente.

6. Você está estressado

Stress é o gatilho mais comum para dores de cabeça de tensão, que provocam dores leves a moderadas, como se tivesse uma faixa apertada em volta da cabeça, de acordo com a Clínica de Mayo .

Embora haja uma ligação definitiva entre o stress e dores de cabeça, o mecanismo por trás disso é um pouco menos claro, disse Franc. A maior teoria é que as pessoas que sentem esse tipo de dor de cabeça simplesmente têm uma sensibilidade maior do que o normal à dor. E, quando elas ficam estressadas, sentem mais fisicamente.

Como aconselhar alguém a se estressar menos só estressará mais, tente incorporar exercícios de redução de stress comprovados e técnicas em sua vida diária, como meditação e yoga. (E aqui está uma longa lista de dicas para lidar com a ansiedade se aquelas opções não são a sua.) Se ainda estiver com dificuldades, pode ser uma boa ideia conversar com um profissional de saúde mental para obter conselhos sobre como tentar lidar melhor o seu estresse.

Mais uma vez, todo mundo tem diferentes gatilhos para dores de cabeça. Mas a melhor maneira de parar as dores de cabeça e evitar que retornem é descobrir as causas e fazer o seu melhor para evitá-las.

"Dores de cabeça podem ser debilitantes em certos momentos, mas entender os motivos pode ajudar a encontrar alívio," Williams disse.

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.