ENTRETENIMENTO
08/08/2018 07:19 -03 | Atualizado 10/08/2018 17:05 -03

'Mercado Manual' ocupa Pinacoteca de SP com produtos artesanais, música e oficinas

Programação marcada para os dias 1 e 2 de setembro conta com 80 expositores, shows autorais e diversas atividades gratuitas.

Primeira edição do evento na área externa da Pinacoteca reuniu cerca de 13 mil pessoas.
Divulgação
Primeira edição do evento na área externa da Pinacoteca reuniu cerca de 13 mil pessoas.

Os dois primeiros dias do mês de setembro prometem ser de muita agitação, cultura e aprendizado para quem se dispuser a conhecer – ou retornar – à Pinacoteca de São Paulo.

O espaço receberá, das 10h às 18h, a 2ª edição do Mercado Manual, o popular Manual . Com entrada gratuita, o evento promete diversão para toda a família e, em sua programação para 2018, reunirá cerca de 80 artesãos contemporâneos e pequenos empreendedores que semeiam a autoria e o fazer manual.

Os artistas passarão o fim de semana dedicados a ocupar a Pina com muito design, moda, decoração, beleza, bem-estar, joalheria, artigos infantis e um diversificado menu gastronômico, além de shows autorais e oficinais sobre manualidades, ambos gratuitos.

Programação

De acordo com a organização, a 1ª edição do evento, realizada em novembro de 2017, reuniu mais de 13 mil pessoas na Pinacoteca. A expectativa para esse ano é superar esse número de frequentadores.

Para isso, a programação cultural está recheada de atrações diversificadas e imperdíveis, tais como a exposição que estará em cartaz no Museu: Mulheres Radicais: Arte Latino-americana, 1960 – 1985.

A exposição foi sucesso de crítica em sua passagem pelo Hammer Museum, em Los Angeles, e Brooklyn Museum, em Nova York. Ela reúne trabalhos de 120 artistas de 15 países diferentes.

As obras abordam o corpo feminino como forma de expressão e de crítica social e política num dos períodos mais conturbados da história.

O Mercado Manual terá ainda atividades infantis, realizadas pela Kombi dos Sonhos, e oficinas com os artesãos, que terão inscrições limitadas e poderão ser feitas no dia do evento, com até uma hora de antecedência.

Divulgação
Atividades infantis estão entre as atrações programadas para os dois dias de evento na Pinacoteca de São Paulo.

João Diel, idealizador da Primeira Folha, comanda a oficina de incensos naturais às 11h30 do dia 1 de setembro. Às 14h30, ilustrações artísticas com Franncine, do Estúdio Luares.

No dia seguinte, às 11h30, as oficinas iniciam com a aula de cosméticos naturais, idealizada por Manuela, da Sal do Beija-flor. Durante à tarde, às 14h30, o Coletivo Nalã comanda a oficina de crochê e pompom.

No universo dos shows, quatro bandas estão confirmadas para ocupar a Pinacoteca com uma selecionada curadoria musical: Mutum, realizada na voz e performance de Jairo Pereira, às 16h do dia 1º. Mais cedo, às 13h, a Banda Strombólica explora em seu espetáculo o fascínio das crianças pelo universo animal.

No dia 2, às 13h, o percussionista Emilio Martins propõe uma fusão de ritmos brasileiros e estrangeiros.

Às 16h será a vez da Banda LaMota encerrar a programação com uma sonoridade acompanhada de influências rítmicas da música jamaicana e brasileira, como samba e frevo, além da transição entre jazz, valsa e tango.

A programação completa e maiores informações você encontra clicando aqui.

SERVIÇO:

2ª Edição – Mercado Manual na Pina

Dias 01 e 02 de setembro

Sábado e domingo, das 10h às 18h

Entrada franca

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Praça da Luz, 02 – Luz, São Paulo/SP

Telefone: (11) 3324-1000

http://pinacoteca.org.br