NOTÍCIAS
07/08/2018 18:14 -03 | Atualizado 07/08/2018 18:14 -03

A 8 semanas do Prêmio The Best, conheça os candidatos ao Melhor do Mundo da Fifa

HuffPost Brasil trará perfis detalhados dos jogadores até 24 de setembro, dia da entrega do troféu.

Raphael Varane: "Liga depois" a Zidane marcou início de carreira do defensor.
Getty Images
Raphael Varane: "Liga depois" a Zidane marcou início de carreira do defensor.

Dez jogadores foram selecionados por uma comissão da Fifa para concorrer ao troféu de melhor jogador da temporada, o famoso The Best, e levar para casa a cobiçada Bola de Ouro em 2018.

Monopolizada pelo português Cristiano Ronaldo e pelo argentino Lionel Messi na última década, a premiação apresentou surpresas na lista final, elaborada por um comitê formado por ex-jogadores e treinadores considerados "lendas da Fifa", a pedido da própria entidade máxima do futebol.

Kaká, Ronaldo Fenômeno, Carlos Alberto Parreira, Lothar Matthaus, Alessandro Nesta, Fábio Capello, Diddier Drogba, Frank Lampard, Sami Al Jaber, Emmanuel Amunike, Cha Bum-Kun, Andy Roxburgh e Wynton Rufer elaboraram a relação final.

Sem brasileiros

A ausência de brasileiros – nem mesmo Neymar foi lembrado – e a presença de um único jogador de defesa no top 10 – Raphael Varane, campeão do mundo com a França e que atua pelo Real Madrid-ESP, apontam que o dono da Bola de Ouro deve, novamente, ser um jogador que se destaca mais por fazer gols do que por evitá-los.

O HuffPost Brasil vai apresentar, a partir desta terça-feira (7) até o dia 24 de setembro, perfis dos 10 finalistas para que você fique por dentro de tudo o que vai rolar na grande festa de premiação que acontecerá em Londres, na Inglaterra.

O escolhido para abrir a lista é justamente uma das surpresas do top 10: Raphael Varane. Conheça mais sobre o defensor abaixo.

Talento precoce e 'mico' com Zidane

A segurança é o ponto forte de Raphael Varane, tanto na seleção francesa, campeã na Copa da Rússia, quanto no Real Madrid, campeão das 3 últimas edições da Liga dos Campeões da Europa.

Real Madrid via Getty Images
Varane exibe taça da Champions League após vitória sobre o Liverpool, em 2017.

Revelado nas categorias de base do Lens, da França, aos 9 anos, virou titular já aos 17, quando chamou a atenção de Zidane, à época conselheiro do Real Madrid.

E foi justamente com um dos maiores jogadores da história do futebol mundial que Varane encarou o grande "mico" de sua carreira.

O atleta estava estudando para os exames finais do Bacharelado de Economia quando recebeu um telefonema. Do outro lado da linha estava Zidane, que o convidou para jogar no Real Madrid. Pensando se tratar de um trote, Varane, simplesmente, mandou o campeão mundial "ligar depois, pois estava ocupado".

Para sorte do promissor zagueiro e, claro, do futebol francês, Zidane realmente ligou depois e levou o garoto para Madrid, cidade na qual permanece há 7 anos com títulos de dar inveja a muitos craques: tetracampeão europeu, bicampeão espanhol e bicampeão mundial de clubes.

Corbis via Getty Images
Título na Copa da Rússia coroou ótima fase do jovem zagueiro.

Será que a promissora carreira do defensor de 25 anos terá fôlego para superar Cristiano Ronaldo, Lionel Messi, Luca Modric e o compatriota Kylian Mbappe na luta pelo Prêmio The Best? A resposta virá em 24 de setembro.

FICHA TÉCNICA

Nome completo: Raphael Xavier Varane

Data de nascimento: 25/04/1993

Local de nascimento: Lille (França)

Altura: 1,91m

Posição: Zagueiro

Clube: Real Madrid