POLÍTICA
06/08/2018 00:28 -03 | Atualizado 06/08/2018 15:31 -03

Haddad será vice na chapa de Lula, diz PT

Anúncio foi feito na noite deste domingo. Partido fechou aliança com PCdoB, e Manuela D'Ávila pode ser vice se Lula for barrado.

Lula e Haddad, em evento em 2016.
Levi Bianco/Brazil Photo Press/LatinContent/Getty Images
Lula e Haddad, em evento em 2016.

Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação, foi anunciado como candidato a vice na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa à Presidência da República.

O anúncio foi feito na final da noite deste domingo (5), nas redes sociais do partido. Com a decisão, o PT coloca seu plano B em ação.

Lula está preso desde abril em Curitiba. Condenado em segunda instância no processo do triplex em Guarujá (SP), o ex-presidente deve ser barrado pela Lei da Ficha Limpa.

Os petistas jamais admitiram abertamente a existência de um plano B, mas ficou claro neste domingo que os dirigentes temem que a candidatura de Lula seja impugnada.

Aliança com PcdoB

Após horas de reunião em São Paulo, PT e PCdoB anunciaram uma aliança que, na prática, deve garantir a vaga de vice para Manuela D'Ávila quando Lula for barrado pela Justiça Eleitoral e Haddad assumir a cabeça de chapa.

Com isso, Manuela deixa de ser candidata à Presidência. Em breve, ela e Haddad deverão sair em campanha pelo Brasil.

Em entrevista coletiva ao lado de Haddad e da presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, a presidente do PCdoB, deputada Luciana Santos, disse que a decisão foi tomada em nome de uma ampla frente de esquerda, para "retomar um projeto popular para o Brasil".

"Estamos fazendo o desenho da frente que foi possível construir, entendendo a necessidade de um pacto das candidaturas do nosso campo", disse, lamentando a ausência de Ciro Gomes (PDT).

"O Brasil não suporta mais essa agenda ultraliberal. É por isso que desde o início o PCdoB defende uma unidade ampla de todos os segmentos de esquerda no Brasil", afirmou Santos.

A coligação entre PT e PCdoB também inclui PROS e PCO.