A melhor maneira de comer homus comprado no supermercado

“Homus gelado é inaceitável.”

Se você só comeu homus puro, como disse, Jay-Z, "tenho pena de você".

Recentemente observei meu amigo mergulhando um pedaço de pão sírio torrado num pote enorme de homus comprado no supermercado. Ele fez isso durante uns 20 minutos e chamou aquilo de almoço. Talvez você também coma homus assim. Mas dá para fazer de um jeito muito melhor, meus amigos amante de homus.

É minha comida predileta no planeta Terra – e, com algumas mexidinhas -, você transforma aquela pasta fria em algo muito mais delicioso.

Vou dividir com você melhorias simples que venho fazendo há 20 anos com o homus comprado no supermercado. E também vou compartilhar as dicas de dois dos melhores chefs americanos quando o assunto é a glória do grão-de-bico: Alon Shaya, do Saba, e Michael Solomonov, do Zahav e do Dizengoff.

Se tiver tempo, recomendo preparar a receita simples e deliciosa. Mas, se só tiver tempo de ir ao supermercado, eis como melhorar um pote de homus comprado.

Jogue o homus no processador de alimentos

Tanto Shaya quanto Solomonov adoram esse truque, porque ele muda a consistência da pasta.

"Bater [o homus] no processador de alimentos ou simplesmente mexer com um fuê torna o homus mas macio e acrescenta sabores essenciais, que vão fazê-lo parecer recém-feito", disse Shaya ao HuffPost. "O objetivo é conseguir uma textura mais leve e macia."

Não é só a consistência que muda; a temperatura, também.

"Homus frio é inaceitável", disse Solomonov ao HuffPost. "Gosto de bater o homus comprado no processador de alimentos por uns três minutos. O motor [do processador] vai aquecer a pasta."

Se até hoje você só comeu homus frio, tem de experimentar a diferença.

Adicione zátar e páprica doce

O zátar é uma mistura mágica de especiarias muito usada na cozinha sírio-libanesa. Os ingredientes podem mudar muito dependendo da marca e do país de origem (há versões sírias, jordanianas, libanesas etc). Mas a fundação costuma ser uma mistura de semente de gergelim, ervas secas e sumac.

Gosto de usar zátar com tudo, de ovos a torrada com abacate. Mas minha comida preferida para temperar com zátar? Pizza. Brincadeira, é homus.

Acrescente uma boa pitada de zátar e outra de páprica doce – algumas pessoas preferem a páprica defumada, mas acho que elas fumaram alguma coisa – e você terá outros dois sabores para incrementar o homus de supermercado.

Dê uma bela regada de azeite

Zátar e páprica são um bom começo, mas para realmente elevar seu homus você tem de usar azeite.

Recomendo colocar uma porção num prato, fazer um buraco no meio e encher de azeite.

"Gosto do azeite Partanna, mas funciona com a sua marca predileta", disse Shaya. "Procure um que tenha sabor mais verde, pois os que têm notas mais apimentadas e podem mascarar os outros sabores do homus."

Homus com azeite é cremoso, amanteigado e decadente, com um bônus: faz bem para a saúde.

Coloque um pouco de tahini

Se o tahini e o homus fossem pessoas, seriam melhores amigos. O tahini é uma pasta feita de semente de gergelim torrada. Talvez você não conheça, mas agora é uma boa hora para começar.

"Tendo a achar que às vezes faltam a cremosidade e o toque de limão e alho no homus comprado", disse Shaya. "Uma maneira de consertar isso é fazer uma receita simples de tahini [nota do editor: ele recomenda a receita do seu livro, que é fantástica] – ela combina tahini de excelente qualidade com suco de limão, água e alho."

Solomonov também recomenda duas mudancinhas.

"Acho que o molho de tahini é o melhor acompanhamento para chips", disse ele. "Quando você acrescenta ervas frescas e abacate, tem nas mãos um molho quase perfeito. Se acrescentar pimentas e alho, vai ter um molho parecido com o tradicional ranch."

Faça do homus a base da refeição

Se você ainda não segue o restaurante Dizengoff, de Solomonov, no Instagram, deveria fazê-lo. Você vai reparar que ele costuma acrescentar ingredientes deliciosos no meio do prato de homus, incluindo carnes e verduras e legumes da estação. Roube essa ideia!

"[Coloque] o homus numa tigela, acrescente carne moída refogada, pinolis e azeite. Fica especial", diz Solomonov.

Esqueça a cenoura e o brócoli

Você provavelmente já foi a alguma festa em que serviram um pote de homus acompanhado de um prato de verduras cruas: cenoura, salsão e brócoli – três dos ingredientes mais sem graça para acompanhar o homus.

Em vez disso, prefira rabanete, tomate, pepino e picles. Não acredita? Há um motivo pelo qual os restaurantes mediterrâneos não colocam brócoli nos sanduíches de falafel e homus. Não fica bom, ponto.

E abandone os chips

Sei apreciar um pacote de chips de pão sírio em caso de emergência, mas nada melhor que o pão fresco.

Se você não tem acesso a um pão que acabou de sair do forno, improvise!

"Pães mais macios e baguete são boas alternativas", disse Solomonov. "Você pode usar uma baguete amanhecida, embeber em azeite com zátar e colocar no forno. Ela vai ficar oleosa no bom sentido, parecendo uma bruschetta."

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.