COMPORTAMENTO
30/07/2018 17:30 -03 | Atualizado 30/07/2018 17:35 -03

Mensagem de agradecimento após entrevista de emprego faz toda a diferença

Esse detalhe pode aumentar as chances de contratação.

Enviar uma mensagem de agradecimento após uma entrevista de emprego pode ajudá-lo a conseguir a vaga.
Matt Dutile via Getty Images
Enviar uma mensagem de agradecimento após uma entrevista de emprego pode ajudá-lo a conseguir a vaga.

A cortesia vale a pena, especialmente quando você está procurando emprego.

De acordo com um novo relatório divulgado pelo centro de recrutamento CIMS, enviar uma mensagem de agradecimento após uma entrevista de emprego pode ajudá-lo a conseguir a vaga - e pode até mesmo alavancar um salário maior com o seu novo empregador.

Os recrutadores disseram ao CIMS que apenas 26% dos candidatos enviaram uma nota de agradecimento após uma entrevista de emprego em 2017.

Os 74% que não conseguiram avançar nos processos seletivos podem ter deixado boas oportunidades na mesa: 63% dos recrutadores disseram que seriam mais propensos a contratar alguém que pedisse um pouco mais de dinheiro e enviassem uma nota de agradecimento do que alguém que não perguntou por dinheiro, mas que não enviou nenhuma mensagem.

A pesquisa foi realizada entre 400 estudantes universitários dos EUA e 400 profissionais de recursos humanos.

Claramente, enviar uma nota de agradecimento deixa uma impressão a longo prazo, mas é uma prática surpreendentemente incomum, especialmente entre os millennials, disse Marissa Peretz, fundadora e consultora de recrutamento da Silicon Beach Talent.

"Minha pergunta à geração millennial é: por que você não escreveria um agradecimento?" Peretz disse. "É um gesto simples que leva apenas um momento e é uma boa estratégia para colocá-lo de volta no radar de um empregador de uma forma muito positiva."

O humilde e-mail de agradecimento faz horas extras para você, comunicando ao seu potencial empregador que você está falando sério sobre o trabalho, apreciando o tempo deles e pronto para se envolver com a equipe, disse Peretz.

"O simples ato de enviar uma nota de agradecimento cria equidade social", disse ela ao HuffPost. "Isso torna alguém mais amável e me deixa mais inclinado a batalhar por eles."

Um candidato sabe como fazer as coisas certas e demonstrar gratidão faz parte do pacote, disse.

Tivemos inúmeros casos ao longo dos anos em que um gerente de contratação ficou realmente impressionado com um candidato durante a entrevista ... até que o candidato não conseguiu escrever um e-mail de agradecimento.
Ken Sundheim, CEO da empresa de recrutamento KAS Placement

E veja desta maneira: se você apenas suportou a ladainha durante a entrevista, esboçar um rápido e conciso e-mail de agradecimento deveria ser apenas um detalhe.

A prática é importante se você estiver se candidatando a uma área voltada para a comunicação. Nesse caso, seus possíveis empregadores precisam saber que você é um comunicador experiente que não deixa cair a bola com os clientes, disse Ken Sundheim, CEO da KAS Placement, uma empresa de recrutamento especializada em recrutamento de vendas e marketing.

"Tivemos inúmeros casos ao longo dos anos em que um gerente de contratação ficou realmente impressionado com um candidato durante a entrevista ... até que o candidato não conseguiu escrever um e-mail de agradecimento", disse ele. "Eles acharam que essa pessoa teria as mesmas reações no acompanhamento com clientes importantes."

É claro que há empregadores em alguns mercados que dão menos valor a esse tipo de coisa, mas não custa nada mandar uma nota de agradecimento.

Agora que você está convencido, quais são algumas das melhores práticas para escrever uma nota de agradecimento que não vai parecer tão puxa-saco?

Abaixo, especialistas em recrutamento, RH e etiqueta oferecem algumas dicas.

Um email é ainda melhor do que uma nota escrita à mão.

Por quê? É mais rápido. Se você acabou de encerrar a entrevista, você quer ficar na mente do gerente de contratação antes que ele comece a entrevistar outras pessoas, disse Lynn Taylor, especialista em recrutamentos.

"Além disso, o e-mail tem a conveniência e o benefício adicional de ser encaminhado para outras pessoas da empresa, junto com comentários", disse ela.

Envie o email o mais rápido possível. Mas se você quiser seguir com um cartão de agradecimento, vá em frente, mas não espere mais que 24 horas para enviá-lo pelo correio.

Seja específico.

Este não é apenas um email de agradecimento; é uma oportunidade para mostrar ao seu entrevistador que você estava ativamente engajado e interessado na discussão.

Por isso, escreva sobre algo que você disse na entrevista ou envie-lhes um link para a nova startup que você mencionou durante a conversa e que eles se interessaram.

"Faça questão de mencionar algo interessante que você aprendeu sobre a empresa ou a vaga durante a entrevista, ou tente traçar uma conexão entre sua experiência e a posição que você quer", disse Diane Gottsman, especialista em etiqueta e autora de Modern Etiquette for a Better Life. "Encontre maneiras de reiterar seu interesse no trabalho."

Varie suas mensagens.

Copiar e colar não vai funcionar aqui. Se você tiver entrevistas com vários gerentes, não se esqueça de mudar o conteúdo de seus e-mails.

Revise.

Mantenha seu agradecimento curto e doce, e não pressione "enviar" até que tenha lido ele com atenção, procurando por todos e quaisquer erros. Certifique-se de verificar novamente a ortografia e os nomes também.

"Por favor, escreva os nomes certos", disse Peretz. "Você ficaria surpreso com o número de mensagens com erros ortográficos."

Seja autêntico.

Se você não é uma pessoa sentimental, não tente fingir isso em seu email. Traga sua personalidade mais honesta e autêntica à mesa, assim como você (esperançosamente) fez na entrevista, disse Teresa Marzolph, fundadora da Culture Engineered, uma empresa de RH em Phoenix.

"Sua nota de agradecimento deve ser uma impressão verdadeira sobre você", disse ela. "Se você é mais uma pessoa de resultados, deixe de lado a conversa mole e use a nota de agradecimento como uma oportunidade para destacar alguns dados que você pode ter deixado de mencionar antes. Se você e os entrevistadores forem autênticos durante todo esse processo, todos se beneficiam."

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.