NOTÍCIAS
29/07/2018 07:57 -03 | Atualizado 30/07/2018 12:02 -03

Conhecer Eleições Presidenciais: HuffPost Brasil é veículo oficial de sabatina de presidenciáveis sobre Ciência

8 pré-candidatos à Presidência ou representantes vão participar de evento em São Paulo.

A capacidade de o Brasil se tornar um polo de inovação para a próxima década de 2020 está em xeque.

Os investimentos de ciência e tecnologia caíram pela metade em 8 anos: foram de R$ 8,4 bilhões em 2010 para R$ 4,1 bilhões neste ano.

Só 1,1% da produção científica global é do Brasil. E somente 0,26% dos pedidos de patente no mundo vêm do País. Isso significa que reivindicamos muito pouco pelos conhecimentos e tecnologia produzidos por aqui.

A ciência e a inovação são motores de uma economia. Se há investimento nessas áreas, podemos tornar mais eficientes nossos processos produtivos, nossas tecnologias podem evoluir e passar a ser exportadas.

Graças à Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), ligada ao Ministério da Agricultura, o Brasil se tornou a potência agrícola que é hoje, com tecnologias de manejo próprias e práticas sustentáveis desenvolvidas em nossas terras. Entretanto, o número de filiais da Embrapa vem sendo enxugado, e 7 áreas de pesquisa não deram retorno em 2017.

O Brasil está apenas em 64º lugar no Ranking Internacional de Inovação. Atrás de Chile, Costa Rica e México.

Considerando que um investimento maior em pesquisas aumenta a capacidade de um País crescer economicamente e socialmente, vide Coreia do Sul, Japão e até Ruanda, na África, o debate sobre ciência é fundamental para definir os rumos do País.

Ciente dessa necessidade, os times do Dispersciência e do ScienceVlogs Brazil, que representam divulgadores científicos e pesquisadores, se reuniram para organizar o Conhecer Eleições Presidenciais, uma série de sabatinas sobre o tema com os presidenciáveis ou representantes deles.

O HuffPost Brasil é o veículo oficial desta série de entrevistas, que vai ocorrer neste domingo (29) em São Paulo. Faremos cobertura ao vivo do Conhecer, com live tweeting, reportagens e entradas ao vivo no Facebook com os bastidores do evento.

A parceria com o Dispersciência e o ScienceVlogs Brazil começou no início deste mês. Ao longo de julho, o HuffPost publicou uma série de artigos e de reportagens sobre a crise das universidades e as dificuldades e desafios da Ciência no Brasil.

Reprodução/Facebook
Conhecer Eleições Presidenciais 2018 começa às 10h deste domingo (29).

Para acompanhar a sabatina, você pode assistir ao canal do ScienceVlogs Brazil. Para assistir aos bastidores e entrevistas exclusivas com participantes, visite as páginas do HuffPost Brasil e do Dispersciência no Facebook.

A seguir, está a programação oficial do Conhecer Eleições Presidenciais. Todos os presidenciáveis, inclusive de partidos nanicos, foram convidados, mas só 8 nomes foram confirmados:

10h - Paulo Rabello de Castro, candidato pelo PSC

11h - João Paulo Capobianco, representando a Rede

12h - Walter Neves, representando o PPL

14h - Fernando Haddad, representando o PT

15h - Diogo Costa, representando o Novo

16h - José Márcio Camargo, representando o MDB

17h - Daniel Cara, representando o PSol

18h - Ciro Gomes, candidato pelo PDT

Participe deste debate essencial para construir o Brasil que buscamos e de que precisamos. Saiba o que cada candidato a governante do País propõe para a Ciência, Tecnologia e Inovação para amadurecer sua escolha de voto em outubro.