NOTÍCIAS
24/07/2018 19:52 -03 | Atualizado 24/07/2018 19:53 -03

Tite deve decidir nesta semana se continua na Seleção Brasileira

Treinador sinalizou positivamente ao primeiro contato da CBF após término da Copa da Rússia.

Tite vai decidir se será o treinador da Seleção Brasileira até a Copa do Qatar.
John Sibley / Reuters
Tite vai decidir se será o treinador da Seleção Brasileira até a Copa do Qatar.

O técnico Titedeve confirmar nos próximos dias sua permanência à frente da Seleção Brasileira para o início do ciclo visando à Copa do Qatar, em 2022. O treinador ficou de fora da lista The Best Fifa, anunciada nesta terça-feira (24).

Tite já teve uma primeira conversa com os dirigentes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e sinalizou positivamente à oferta para a renovação de seu contrato por mais 4 anos.

Apesar da tristeza pela eliminação precoce na Copa da Rússia e das críticas recebidas especialmente na derrota diante da Bélgica, o treinador ainda conta com imenso apoio popular, e isso deve pesar positivamente em sua continuidade.

Comissão terá mudanças?

Yves Herman / Reuters
Sylvinho (centro) entre Tite e Cleber Xavier: Trio deverá ser mantido pela CBF.

A comissão técnica que trabalhou na Copa de 2018, no entanto, poderá sofrer alterações. Os auxiliares Sylvinho e Matheus Bachi, filho do treinador, devem permanecer, assim como o preparador de goleiros Taffarel.

Se houver alguma mudança, o setor mais ameaçado é o de preparação física, que recebeu críticas durante o Mundial por, supostamente, ter exagerado na carga de treinos e causado lesões de atletas importantes, como Douglas Costa e Marcelo.

Números positivos

O primeiro ciclo de Tite tem números impressionantes. O treinador assumiu a Seleção no meio das Eliminatórias para a Copa da Rússia com a equipe ameaçada de nem se classificar para o Mundial de 2018.

EMPICS Sport
Derrota para a Bélgica, de Eden Hazard, foi a segunda da Seleção sob o comando de Tite.

Até a derrota para a Bélgica, foram 26 jogos oficiais, com 20 vitórias, 4 empates e somente 2 tropeços – um em amistoso, diante da Argentina, e outro contra os belgas. O ataque marcou 55 gols e a defesa sofreu apenas 8.

Próximos compromissos

Independentemente da permanência de Tite no comando, o certo é que a Seleção Brasileira já tem ao menos dois compromissos marcados para a sequência da temporada.

No dia 7 de setembro o duelo será contra os Estados Unidos, provavelmente em Nova York. Também em setembro, e em solo norte-americano, a Seleção terá pela frente a Argentina, em amistoso que valerá pelo tradicional Superclássico das Américas.

Helios de la Rubia via Getty Images
Vinícius Júnior faz selfie no Santiago Bernabéu após ser apresentado como reforço do Real Madrid.

A expectativa é que algumas novas caras apareçam na convocação do treinador. Entre os mais cotados estão o meio-campista Arthur, negociado pelo Grêmio com o Barcelona-ESP, e o atacante Vinícius Júnior, que trocou o Flamengo pelo Real Madrid-ESP, e impressionou a mídia local em seus primeiros treinos com a camisa dos merengues.