POLÍTICA
19/07/2018 21:42 -03 | Atualizado 29/07/2018 07:48 -03

Presidenciáveis vão debater ciência em sabatina de pesquisadores e divulgadores científicos

Dia 29 de julho você vai saber quais são as propostas do seu candidato para a ciência. Marque essa data!

Sabatina de pré-candidatos a presidente sobre Ciência será em São Paulo neste domingo (29).
Getty Images/iStockphoto
Sabatina de pré-candidatos a presidente sobre Ciência será em São Paulo neste domingo (29).

Neste domingo (29), cientistas e divulgadores científicos vão sabatinar os pré-candidatos à Presidência da República. Em pauta, um único tema: ciência. O Conhecer - Eleições 2018 tem o objetivo de discutir a importância estrutural da área no desenvolvimento do País. O debate começa às 10h. Mais de 3,5 mil pessoas já confirmaram presença no evento.

A lista oficial dos pré-candidatos que vão participar é a seguinte:

10h - Paulo Rabello de Castro, candidato pelo PSC

11h - João Paulo Capobianco, representando a Rede

12h - Walter Neves, representando o PPL

14h - Fernando Haddad, representando o PT

15h - Diogo Costa, representando o Novo

16h - José Márcio Camargo, representando o MDB

17h - Daniel Cara, representando o PSol

18h - Ciro Gomes, candidato pelo PDT

Idealizador do projeto, o divulgador científico Leonardo Carvalheira explica que a ideia surgiu da necessidade de "fazer transbordar das redes sociais" os debates sobre ciência. Pondera que "temos muita força de engajamento que, historicamente, não foi bem direcionada no País".

"Como divulgar nosso papel é conectar toda a sociedade com o ambiente científico, e como estamos sofrendo cortes desde 2013, pensamos que o ano de eleições presidenciais seria excelente e simbólico para engajar os pesquisadores na política", diz.

Em artigo publicado no HuffPost Brasil, o biólogo Hugo Ferreira-Fernandes, que faz parte da organização do evento, mostra que a ciência está mais próxima da realidade do que parece. Ele cita como exemplo o movimento anti-vacina, que tem causado danos à área e à saúde dos brasileiros.

Em relação ao poder público, o biólogo destaca os cortes orçamentários que tem impedido avanços.

"Estamos em um mundo cada vez mais dependente de tecnologia em todos os setores da sociedade. Se investimos pouco para produzir, vendemos menos e ainda gastamos mais para importar produtos cada vez mais avançados. Mesmo o perfil agrário que nos caracteriza há mais de 500 anos também é fortemente dependente de Ciência e Tecnologia. Lucros poderiam ser muito maiores e os impactos socioambientais muito menores, se houvesse bons investimentos para isso", ressalta.

Na avaliação dele, "os candidatos à Presidência do Brasil que não estiverem prontos para discutir e apresentar boas propostas nessa pasta, certamente não estarão aptos a assumir a missão de retomar o crescimento econômico e social de que o país tanto precisa".

A sabatina

Entre os debatedores estão os youtubers Rafael Procópio, do canal Matemática com Procopio/Matemática Rio, e Pirula, do Canal Do Pirula. Pesquisadores como Mayana Zatz, coordenadora do Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-tronco da USP - Universidade de São Paulo, e o antropólogo Walter Neves, da USP, também confirmaram presença.

Divulgação/Conhecer
Divulgação/Conhecer

A sabatina será transmitida em tempo real, com cobertura especial em todas as redes sociais do HuffPost Brasil, parceiro oficial do evento. Também será possível acompanhar pelo YouTube no canal ScienceVlogs Brasil e na página de Facebook do Dispersciência.

Conhecer - Eleições Presidenciais 2018

Data: 29 de julho

Transmissão: Science Vlogs Brasil (Youtube), Dispersciencia (Facebook) e HuffPost Brasil