OPINIÃO
18/07/2018 17:56 -03 | Atualizado 19/07/2018 10:27 -03

'Batman - O Cavaleiro das Trevas': 5 curiosidades que talvez você não saiba sobre o filme

Considerada uma das melhores adaptações da história de Batman para a telona, longa completa 10 anos nesta semana.

Heath Ledger no papel do vilão Coringa: interpretação elogiada rendeu Oscar póstumo.
Divulgação
Heath Ledger no papel do vilão Coringa: interpretação elogiada rendeu Oscar póstumo.

Considerado por muitos fãs do Batman uma das melhores adaptações da história, O Cavaleiro das Trevas (Dark Knight), dirigido por Christopher Nolan, completa dez anos de lançamento nesta quarta-feira (18).

Mas você sabia que antes de Heath Ledger, que ganhou o Oscar póstumo de ator coadjuvante, Robbie Williams era um dos atores que gostariam de interpretar o Coringa? A seguir, você acompanha essa e outras 4 curiosidades sobre este filme incrível do Homem-Morcego.

1. Robin Williams como Coringa

Antes do anúncio de quem seria o vilão da sequência de Batman Begins(2008), muita especulação girou em torno do Coringa - até pela cena final do primeiro filme dirigido por Nolan.

Um dos atores que manifestou o interesse em interpretar o Palhaço do Crime foi ator Robin Williams (1951-2014), que trabalhou com o cineasta no longa Insônia (2002).

Em uma entrevista ao site IGN, o astro de Patch Adams disse que adoraria fazer o papel e ficaria muito feliz se a HQ Asilo Arkham servisse de base para o filme.

2. Influência de Michael Mann

GUS RUELAS / Reuters

Ainda que seja um baita filme baseado em um personagem icônico dos quadrinhos, muita gente não vê o Batman de Christopher Nolan como um filme de heróis.

Esse fato pode ser explicado pela influência do filme Fogo Contra Fogo (1995), de Michael Mann, que mostra o duelo entre o criminoso Neil McCauley (Robert De Niro) e o policial Vincent Hanna (Al Pacino).

Nolan declarou em diferentes ocasiões que o longa - e outras obras do cineasta - havia inspirado cenas de o Cavaleiro das Trevas. Isso pode ser visto no vídeo abaixo que faz comparação de cenas.

3. Cillian Murphy (Espantalho) presente nos três filmes

Vincent Kessler / Reuters

O ator Cillian Murphy (Extermínio e Voo Noturno) fez o teste para interpretar o Batman no primeiro filme, mas acabou perdendo o papel para Christian Bale.

Como o cara mandou muito bem, Nolan resolveu que deveria ter o ator no filme, dando para ele o papel de Dr. Jonathan Crane - também conhecido como Espantalho - e a participação nos três filmes do Batman que ele dirigiu.

4. Cena do interrogatório entre Batman e Coringa

Uma das cenas mais tensas do filme é o interrogatório do Coringa, brilhantemente interpretado por Heath Ledger, e o Batman (Christian Bale).

Durante as filmagens, Ledger pediu para que Bale batesse nele de verdade, e o mais forte possível. A entrega do cara ao Palhaço do Crime foi completa, o que lhe rendeu o Oscar - póstumo, infelizmente.

5. Marketing viral de primeira

A produção do filme mandou muito bem na divulgação de O Cavaleiro das Trevas, criando virais antes do longa chegar ao cinema, como páginas dedicadas ao Coringa (Ledger) e Harvey Dent (Aaron Eckart), além de liberar alguns trechos do filme, como a sequência de abertura, algo não muito comum à época.

*Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do HuffPost Brasil e não representa ideias ou opiniões do veículo. Mundialmente, o HuffPost oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

Photo gallery
Sad Batman (Batman triste)
See Gallery