NOTÍCIAS
17/07/2018 17:34 -03 | Atualizado 17/07/2018 17:55 -03

Esta 'piada' do comediante Rodrigo Fernandes levantou um novo debate sobre o que é racismo

Comentário do criador do blog Jacaré Banguela virou um dos assuntos mais comentados das redes sociais nesta terça (17).

Poucos dias após o episódio racista protagonizado pelo youtuber Júlio Cocielo, outro influenciador digital virou assunto por conta de uma "piada" também de teor racista.

Na noite desta segunda-feira (16), o comediante Rodrigo Fernandes, criador do blog Jacaré Banguela, compartilhou uma foto em que Will Smith aparece ao lado filho Jaden Smith, na arquibancada da final da Copa da Rússia.

Smith foi um dos intérpretes da música oficial da Copa, Live it Up, e acompanhou o jogo com o filho após apresentação na abertura da partida.

Junto com a imagem, o comediante escreveu o seguinte comentário: "Tenho quase certeza que o filho do Will Smith me pediu dinheiro ontem na esquina da Rua Haddock Lobo dizendo que estava olhando meu carro".

Reprodução/Twitter

Não demorou para que centenas de usuários da rede social manifestassem repúdio ao tweet de Fernandes - que associa a imagem de um jovem negro a um pedinte.

Depois da repercussão negativa, na manhã desta terça (17) Fernandes excluiu o tweet e expressou seu descontentamento com a situação em uma nova mensagem - também apagada posteriormente.

Reprodução/Twitter

Após enxurrada contínua de posts de pessoas reprovando (e também defendendo) o comentário - e que colocaram os termos Jacaré Banguela entre os tópicos mais discutidos do dia no Twitter -, Fernandes tirou a "piada" do ar e postou a seguinte mensagem:

Em meio à discussão sobre racismo que tomou a rede social, Fernandes também trocou mensagens com o seguidor Ian Black, que explicou em detalhes a problemática em torno da associação de um jovem negro a um tipo de profissional marginalizado na sociedade.

Ainda na manhã desta terça, outras postagens preconceituosas de Rodrigo Fernandes vieram à tona.

Até a publicação deste texto, o comediante não havia se pronunciado sobre esses tweets.

Photo gallery
Quem são as heroínas negras do Brasil
See Gallery