COMIDA
17/07/2018 17:33 -03 | Atualizado 17/07/2018 17:41 -03

As melhores cervejas para o inverno, segundo mestre-cervejeira

Para dias mais frios, o mais indicado é buscar cervejas com teor alcoólico mais alto e sabores mais complexos.

Getty Images/iStockphoto

A chegada do inverno é um convite para sopa, cobertor, Netflix, e por que não, uma cervejinha gelada. Sim, a cerveja pode combinar com a estação mais fria do ano -- basta escolher estilos e sabores que harmonizam com comidas típicas do inverno, como fondue e queijos.

"Nesta época do ano, é natural que a gente fique mais receptivo a cervejas com teor alcoólico mais elevado e sabores mais intensos, que possuam longa persistência aromática e com maior corpo", afirma Laura Aguiar, mestre-cervejeira da Ambev.

Para dias mais frios, continua Aguiar, o mais indicado é buscar cervejas com teor alcoólico mais alto e sabores mais complexos. Estas são perfeitas para harmonizações com queijos duros e semi-duros e de sabores mais marcantes, como o gorgonzola, parmesão, grana padano, Gruyere, emmental, entre outros.

Outra dica é apostar nos rótulos com aromas marcantes, como os frutados, amadeirados, tostados e adocicados.

Para ter uma experiência ainda melhor, Laura recomenda ficar atento à temperatura da bebida. "Cervejas mais encorpadas e complexas, em geral, pedem uma temperatura para consumo mais elevada do que o habitual", disse a mestre-cervejeira.

Ao contrário das cervejas de estilo pilsen, que apostam na refrescância e em temperaturas mais baixas, essas devem ser degustadas em temperatura um pouco mais elevada (variando entre 5 a 15ºC) para melhor apreciação.

Estas são algumas cervejas que combinam com o inverno:

Russian Imperial Stout

Segundo Laura, estas cervejas derivadas do estilo Stout são mais complexas e alcoólicas. Possuem notas de torra, aromas frutados, lúpulo e alta percepção alcoólica. Exemplo de rótulo: Wäls Petroleum, Moa Imperial Stout, Old Rasputin Russian Imperial Stout, etc.

Barley Wines

São cervejas licorosas, adocicadas, fortes e de teor alcoólico elevado, com aroma geralmente frutado. "São boas para serem guardadas na garrafa, já que o seu sabor melhora com o tempo." Exemplo de rótulo: Bohemia Reserva, Bier Hoff Red Ale, Heilige Barley Wine.

Belgian Golden Strong Ale

São cervejas frutadas, amargas e de elevado teor alcoólico. Em geral, possuem espuma densa e cremosa. Exemplo de rótulo: Delirium Tremens, Judas, Pauwel Kwak, etc.