NOTÍCIAS
13/07/2018 17:54 -03 | Atualizado 13/07/2018 17:57 -03

França ou Croácia: Para quem irá a torcida brasileira na final da Copa da Rússia?

Algozes da Seleção no Mundial de 1998 não parecem contar muito com a simpatia verde-amarela.

Torcedores da Croácia terão "reforço" de boa parte dos brasileiros.
EMPICS Sport
Torcedores da Croácia terão "reforço" de boa parte dos brasileiros.

França e Croáciadisputarão neste domingo (15), a partir do meio-dia, a grande final da Copa da Rússia, e a expectativa é que mais de 1 bilhão de pessoas acompanhem o duelo pela televisão ao redor do planeta.

Sem a Seleção Brasileira no páreo – e nenhum jogador naturalizado – atuando pelas equipes, uma curiosidade paira no ar: para quem o brasileiro torcerá?

Em uma rápida zapeada pelas redes sociais, especialmente no Twitter, não foi difícil descobrir a resposta: Os brasileiros são "croatas desde criancinha".

'Freguesia' para a França pesou...

AI Project / Reuters
Zidane comemora um de seus gols na vitória por 3 a 0 sobre o Brasil em 1998.

A escolha de boa parte do torcedor brasileiro pela Croácia tem fundamento. Afinal de contas, a Seleção Brasileira é a popular "freguesa" da França quando se trata de Copa do Mundo.

Apesar de ter goleado os Bleus em 1958, na caminhada rumo à primeira estrela (5 a 2 nas semifinais), o Brasil normalmente não tem boas recordações desses encontros.

Vamos relembrar abaixo os mais recentes.

1986

A Seleção Brasileira manteve a base que encantou o mundo, mas não levou o título, na Copa de 1982, e sonhava com a conquista do tetracampeonato no México.

A equipe estava bem na competição e, nas quartas de final, chegou com pinta de favorita diante dos franceses. Abriu o placar com Careca, levou o empate com gol de Michel Platini e teve nos pés de Zico a classificação, mas o "Galinho" desperdiçou uma cobrança de pênalti. Após empate por 1 a 1, na disputa de pênaltis, Sócrates e Julio César perderam suas cobranças e os franceses levaram a melhor.


1998

Mais uma vez a França pelo caminho. O novo encontro em Copas aconteceu na decisão e ficou marcado pelo "episódio Ronaldo". O atacante passou mal na concentração, teve uma convulsão e seria poupado por Zagallo, que chegou a escalar Edmundo para a partida.

Ao voltar do hospital, no entanto, garantiu a Zagallo que estava bem e foi para o jogo. Abalado emocionalmente, o Brasil não se encontrou em campo e perdeu por 3 a 0, em partida memorável de Zinedine Zidane.

2006

Adivinha quem apareceu na vida brasileira para impedir o sonho do hexa? Claro... A França. Novamente nas quartas de final, os Azuis não tomaram conhecimento do Brasil e, com um gol de Thierrry Henry, hoje assistente técnico da Bélgica, algoz brasileira na Copa da Rússia, venceram por 1 a 0, enterrando o sonho do hexa na Alemanha.

E aí: Já decidiu para quem vai sua torcida? De qualquer forma, fica o convite para acompanhar esse histórico jogo a partir do meio-dia (horário de Brasília). Os canais SporTV e Fox Sports (fechados), além da Rede Globo (aberto) transmitirão o duelo.

Assista ao editor do Yahoo! Sports, Fernando Olivieri, direto da Rússia: