ENTRETENIMENTO
12/07/2018 20:58 -03 | Atualizado 13/07/2018 19:58 -03

'Hitchcock - Bastidores do Suspense': Todos os detalhes sobre a megaexposição do MIS-SP

Mostra interativa tem curadoria do cineasta e ex-diretor do MIS André Sturm.

Divulgação/MIS
"Hitchcock é tão único que virou adjetivo definidor de um universo característico."

O Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, inaugura nesta sexta-feira 13 a megaexposição Hitchcock - Bastidores do Suspense, que dá ao visitante a oportunidade de explorar de forma interativa a extensa e aclamada obra do cineasta britânico Alfred Hitchcock (1899-1980), considerado o mestre do suspense. Com curadoria do cineasta e ex-diretor do MIS André Sturm, a mostra é a primeira dedicada a um artista internacional com concepção e desenvolvimento feitos inteiramente pela instituição no Brasil.

A exposição ocupa os dois andares do MIS. Pelos corredores, o visitante se depara com farto material e informações que compõem e explicam o universo cinematográfico de Hitchcock, incluindo fotografias, documentos e materiais de divulgação de seus filmes. Filmes clássicos como Intriga Internacional (1959) e Pássaros (1963) têm espaços próprios, com ambientação visual e sonora que deixam o público em constante estado de alerta.

Amauri Terto/HuffPost Brasil
Cartazes originais de países como Polônia e Itália estão entre os materiais inéditos reunidos na exposição.

"Hitchcock não criou apenas filmes. Criou uma persona que ia muito além de sua pessoa. Irônico, instigante, inteligente e provocador. Meticuloso e detalhista, entrava no set de filmagem com as cenas milimetricamente planejadas, e acompanhava de perto todas as etapas de seus filmes. Hitchcock é tão único que virou adjetivo definidor de um universo característico", explica Sturm no texto de apresentação estampado em umas das paredes do museu.

Amauri Terto/HuffPost Brasil
Material gráfico e documentos relacionados à filmografia de Hitchcock estão entre os itens da exposições.

Em encontro com a imprensa nesta quinta (12), o curador complementou a explicação:

"Ele fez filmes extremamente populares, fáceis de assistir, mas que também têm segundas leituras. Se você prestar atenção nos filmes da segunda fase da carreira de Hitchcock, vai encontrar ironia, reflexões diversas e também abordagem de questões psicanalíticas. Isso é genial. São poucos os cineastas que conseguem fazer filmes que são ao mesmo tempo comerciais - em que o público pode se divertir apenas - e ao mesmo tempo apresentar um subtexto com outras questões. Isso mostra que Hitchcock era um verdadeiro autor de cinema, além de grande artesão de cinema."

Além de material diretamente ligado ao autor de thrillers perturbadores, Hitchcock - Bastidores do Suspense exibe também elementos que tangenciam a obra do cineasta. Nesse contexto está uma série de roupas e desenhos de figurinos assinados pela estilista Edith Head, vencedora de 8 estatuetas do Oscar de Melhor Figurino. Ela foi responsável por vestidos e trajes icônicos usados por grandes atrizes que estrelaram filmes de Hitchcock, incluindo Grace Kelly, Kim Novak e Edith Atwar.

Amauri Terto/HuffPost Brasil
Figurinista de diversos filmes de Hitchcock, a estilista Edith Head tem espaço especial na megaexposição.

Ao final da exposição, o visitante tem uma surpresa. Há duas formas de encerrar o percurso: sair tranquilamente pelas escadas ou enfrentar um desafio cheio de tensão pelos corredores do Bates Motel - uma reprodução do cenário onde ocorre o prólogo de Psicose (1960). Do lado de fora do MIS, há ainda uma cabine (veja abaixo) onde o visitante pode posar para uma foto que reproduz a famosa cena do chuveiro – também de Psicose – e levá-la impressa para casa na sequência.

Amauri Terto/HuffPost Brasil
Público pode levar uma lembrança da exposição para casa: uma foto que reproduz a famosa cena do chuveiro em 'Psicose'.

Nesta sexta-feira 13, Hitchcock - Bastidores do Suspense contará com uma virada durante a madrugada. Ou seja, o público poderá visitar a megaexposição desde as 10h de sexta (13) até 21h de sábado (14). Os ingressos antecipados para os primeiros dias de visitação podem ser adquiridos no site Ingresso Rápido. Os valores variam entre R$ 6 (meia-entrada) e R$ 12 (inteira). Crianças menores de 5 anos não pagam entrada.

Uma publicação compartilhada por MIS-SP (@mis_sp) em

Em paralelo à exposição, o MIS-SPomete uma extensa programação focada na vida e obra de Alfred Hitchcock. Entre as atrações previstas estão mostras de cinema, lançamento de livro, curso, palestras, além de edições especiais de eventos que ocorrem regularmente no museu, como o Cinematographo e a Maratona Infantil. Todos os detalhes estão disponíveis no site da instituição.

Hitchcock - Bastidores do Suspense fica em cartaz no MIS-SP até 21 de outubro.

Os 25 melhores filmes dos últimos 25 anos segundo o IMDB