NOTÍCIAS
13/07/2018 13:32 -03 | Atualizado 13/07/2018 13:32 -03

Final da Copa da Rússia entre França e Croácia terá duelo particular por presença em 'Melhor do Mundo'

Croata Modric e francês Mbappe estão bem cotados para disputar prêmio oferecido pela Fifa.

A final da Copa da Rússia entre França e Croácia, marcada para este domingo (15), no Luzhniki Stadium, em Moscou, a partir do meio-dia (horário de Brasília), terá um duelo à parte que promete chamar muito a atenção dos torcedores.

A "briga" envolverá os dois camisas 10 das finalistas – Luka Modric e Kylian Mbappe -, e poderá definir qual deles estará na disputa por um outro prêmio muito cobiçado na temporada: o de melhor jogador do mundo.

EMPICS Sport
Modric foi considerado melhor jogador da 1ª fase e também sonha com prêmio de craque do ano.

"Monopolizado" por Lionel Messi e Cristiano Ronaldo na última década – cada um ganhou 5 troféus -, o prêmio de Melhor do Mundo, batizado de "The Best" pela Fifa, acontecerá no dia 24 de setembro, em Londres, e poderá ter um novato como vencedor.

O ótimo desempenho da dupla na Copa da Rússia credencia tanto o croata quanto o francês para se intrometerem entre Messi e CR7 no top 3 final, que definirá quem levará o troféu da temporada 2018 para casa.

Modric foi eleito por boa parte da mídia especializada como melhor jogador da fase de grupos do Mundial. Mbappe, por sua vez, venceu o Golden Boy em 2017 (Melhor do Mundo para menores de 21 anos), deve levar novamente o troféu neste ano e é um dos grandes nomes da Copa.

O fraco futebol mostrado pelo argentino Messi no Mundial pode, inclusive, abrir espaço para os dois finalistas disputarem o troféu com o português Cristiano Ronaldo – que conseguiu marcar 4 gols na Copa e teve algum destaque até a eliminação para o Uruguai nas oitavas de final.

Título da Copa tem peso decisivo

Ser campeão na Copa da Rússia pode pesar definitivamente a favor de Modric ou Mbappe na luta pelo troféu The Best.

A seleção que leva o título da Copa geralmente tem seu principal destaque agraciado com a Bola de Ouro, com exceção aos recentes Mundiais de 2014 e 2010.

Ruben Sprich / Reuters
Cristiano Ronaldo levou prêmio de melhor do mundo em 2013, 2014 (ano de Copa), 2015, 2016 e 2017.

Na Copa disputada no Brasil e vencida pela Alemanha, o troféu foi para Cristiano Ronaldo, enquanto na edição da África do Sul, vencida pela Espanha, o prêmio acabou nas mãos de Lionel Messi.

Já nas Copas do Mundo de 1994, 1998, 2002 e 2006, o melhor do mundo, "coincidentemente", também se sagrou campeão com sua seleção: Romário (Brasil), Zidane (França), Ronaldo Fenômeno (Brasil) e Canavarro (Itália).

Neymar fora do top 3?

Neymar teve a faca e o queijo em suas mãos para terminar 2018 como melhor jogador do mundo após Lionel Messi e Cristiano Ronaldo serem eliminados da Copa da Rússia com suas seleções sem apresentar um grande futebol.

Sergio Perez / Reuters
Neymar não foi bem na Copa da Rússia e dificilmente estará na briga para ser o "The Best".

Se o camisa 10 da Seleção Brasileira tivesse conseguido conduzir a equipe verde-amarela ao hexacampeonato, dificilmente a Fifa – organizadora do The Best -, e a France Football – revista criadora do troféu Bola de Ouro -, deixariam de coroar o craque brasileiro.

Fora da briga pelo título mundial, Neymar corre o risco até mesmo de perder um lugar no "top 3" para os finalistas da Copa da Rússia, que certamente mostraram mais futebol do que o brasileiro na competição mais importante da temporada.

Assista ao editor do Yahoo! Sports, Fernando Olivieri, direto da Rússia: