NOTÍCIAS
11/07/2018 11:25 -03 | Atualizado 11/07/2018 11:53 -03

Vídeo mostra imagens do resgate de garotos em caverna na Tailândia

A dramática operação de resgate deve se tornar um filme produzido em Hollywood.

Operação de resgate na caverna de Tham Luang, na Tailândia.
Soe Zeya Tun / Reuters
Operação de resgate na caverna de Tham Luang, na Tailândia.

O governo tailandês divulgou imagens dos 12 garotos e do técnico tailandês que estão em recuperação no hospital do distrito de Mae Sai na manhã desta quarta-feira (11).

De acordo com informações da Reuters, os jovens devem ficar em observação por pelo menos 10 dias. O estado de saúde deles não é grave.

Há 4 garotos que estão comendo e andando normalmente. Outros 4 ainda têm dificuldades em se alimentar propriamente. Mais 3 garotos, e também o técnico, apresentam sinais de infecções no pulmão e já estão medicados.

Os garotos do grupo emagreceram em média 2kgs. Eles passaram 18 dias isolados em uma caverna inundada sem acesso à comida, mas conseguiram encontrar água limpa para beber - e isso foi crucial para a saúde deles, de acordo com Thongchai Lertwilairatanapon, porta-voz do ministério da saúde do governo tailandês.

O primeiro-ministro Prayuth Chan-ocha pediu que se respeite o espaço das famílias e dos jovens durante a recuperação.

"O importante é... espaço pessoal. Temos que monitorar isso para os meninos porque o sistema imunológico deles ainda está fraco. A melhor maneira é não aborrecê-los e deixá-los estudar", disse Prayuth.

A complexa operação de resgate contou com a participação de 90 mergulhadores - 50 estrangeiros e 40 tailandeses - e a história do time Wild Boars (Javalis Selvagens, em tradução literal) mobilizou o mundo inteiro.

Em um vídeo publicado na manhã desta quarta (11) pela Marinha da Tailândia, e republicado pela ABC News, é possível entender um pouco do que foi a operação do resgate e qual era o contexto da caverna.

O esforço angustiante da equipe durou cerca de uma semana e foi finalizado na última terça (10).

O vídeo mostra os profissionais que ajudaram no resgate vestindo equipamentos de mergulho e atravessando cuidadosamente os limites da caverna para alcançar os garotos.

Eles estavam isolados desde 23 de junho, após serem surpreendidos por uma forte chuva que inundou o local.

Os socorristas também são vistos carregando macas que parecem servir de apoio para os meninos resgatados. Os jovens foram envoltos em cobertores metálicos especiais.

A dramática operação de resgate deve se tornar um filme produzido em Hollywood pelo estúdio Pure Flix Entertainment.

"A coragem e o heroísmo que eu testemunhei são incrivelmente inspiradores, então, sim, isso será um filme para nós", disse Michael Scott, co-fundador e CEO da Pure Flix, que vive na Tailândia, em entrevista ao Hollywood Reporter.