NOTÍCIAS
11/07/2018 17:37 -03 | Atualizado 11/07/2018 17:47 -03

Croácia vence Inglaterra, vai à final da Copa da Rússia e faz História

Terceira colocada no Mundial de 1998, seleção jamais havia chegado a uma decisão.

Ivan Perisic comemora gol que levou jogo para a prorrogação e encaminhou classificação croata.
PA Wire/PA Images
Ivan Perisic comemora gol que levou jogo para a prorrogação e encaminhou classificação croata.

A Croácia é finalista da Copa da Rússia. Depois de eliminar Argentina, Espanha e Rússia, a surpreendente seleção bateu a Inglaterra, de virada, por 2 a 1 nesta quarta-feira (11), no Luzhniki Stadium, em Moscou, e assegurou presença na grande decisão de domingo (15), contra a França, no mesmo estádio Luzhniki.

Semifinalistas em 1998 – ocasião em que foram eliminados pela própria França, anfitriã do torneio -, os croatas chegam pela primeira vez na História a uma final de Copa do Mundo, e terão a chance de "se vingar".

No sofrimento

Assim como ocorreu nas oitavas de final contra a Espanha e nas quartas diante da Rússia, quando avançou de fase somente na disputa por pênaltis, a Croácia não chegou com facilidade à decisão.

Gol relâmpago

As dificuldades começaram cedo. A Inglaterra abriu o placar logo aos 5 minutos, em golaço de falta de Triepper, e esteve perto de definir a vitória, mas pecou nas finalizações.

Como um raio

Se o gol inglês pode ser rotulado de "relâmpago", por ter saído logo no início do jogo, o da croácia teve "um raio" como autor: Perisic.

O croata apareceu com enorme rapidez após cruzamento na área, se antecipou ao zagueiro britânico e, "de sola", deixou tudo igual na etapa final, levando o jogo para a prorrogação.

A terceira vez...

Pela terceira vez na Copa da Rússia, a Croácia foi à prorrogação para definir passagem à próxima fase. Contra espanhóis e russos, ficou na igualdade e avançou na disputa por pênaltis. Nesta quarta, contra a Inglaterra, a história foi um pouco menos dramática.

Darren Staples / Reuters
Mandzukic foi o grande herói da virada e da classificação croata em cima da Inglaterra.

Após empate nos 90 minutos e no primeiro tempo da prorrogação, o sofrimento dos pênaltis parecia próximo... Mas aí apareceu o novo herói croata.

Mandzukic aproveitou cochilo da defesa inglesa, fuzilou o ótimo goleiro Pickford, fez 2 a 1 e colocou seu nome na História como o responsável por levar os croatas pela primeira vez a uma decisão de Copa do Mundo.

Croácia no domingo... Inglaterra, no sábado

A Croácia tentará escrever o capítulo mais bonito da História do futebol de seu país no domingo (15), ao meio-dia (de Brasília), diante da França.

A Inglaterra, derrotada nesta quarta, também tem mais um jogo na Copa. Entra em campo sábado (14), em São Petesburgo, para disputar o terceiro lugar contra a Bélgica.

Será que a torcida croata repetirá a festa bonita que fez nesta quarta? É esperar para ver.

Assista ao editor do Yahoo! Sports, Fernando Olivieri, direto da Rússia: