ENTRETENIMENTO
06/07/2018 09:51 -03 | Atualizado 06/07/2018 10:14 -03

7 coisas que amamos e têm origem na Bélgica

Chocolate, supercarro, herói dos quadrinhos e até batata frita fazem o rival do Brasil na Copa "mais simpático".

Ah, os chocolates belgas...
YakubovAlim via Getty Images
Ah, os chocolates belgas...

Adversária da Seleção Brasileira nesta sexta-feira (6), pelas quartas de final da Copa da Rússia, a seleção da Bélgica já está causando calafrios natorcida verde-amarela.

De Bruyne, Hazard, Lukaku e companhia têm potencial para atuar como titulares até mesmo na Seleção Brasileira, o que prova a enorme qualidade do futebol da equipe europeia.

O futebol, no entanto, não é a única contribuição dos belgas para o mundo. O país europeu exporta para todo o planeta maravilhas que muita gente desconhece a origem. Desde culinárias até culturais.

Confira abaixo algumas das criações belgas que nos fazem ter simpatia pelo próximo rival da Seleção... Mas não a ponto de torcer por eles nesta sexta, claro!

1 - Chocolate belga x Bolinhas de futebol de chocolate hidrogenado

TPopova via Getty Images

O chocolate belga (que, segundo os bem-humorados internautas, lá na Bélgica é chamado só de "chocolate") é o mais badalado do mundo por, segundo os especialistas em culinária, "derreter na boca" de um jeito inigualável.

Pelos comentários que você verá abaixo, a supremacia dos chocolates belgas no Brasil só continuará se, no futebol, o país deles ficar pelo caminho na sexta-feira.

2 - Batatas fritas: Belgas ou Francesas?

Essa eu aposto que pouca gente sabe. A origem das batatas fritas, para muitos, é francesa (daí a expressão french fries, tão usada em seriados e filmes norte-americanos), mas os belgas clamam terem sido eles os inventores da deliciosa iguaria.

Segundo a lenda francesa, as "frite" foram inventadas por vendedores de rua na Pont Neuf, em Paris, logo após a Revolução de 1789. Os belgas, no entanto, alegam que a iguaria foi inventada por acaso no Século XVII por habitantes de Namur, na região sul do país.

Diz a história belga que certo dia, quando o rio Meuse congelou, pescadores locais cortaram as batatas em bocados à semelhança de peixes e as fritaram. O que não se discute é que TODO MUNDO ama uma boa batatinha frita, não é mesmo?

3 - Waffles


Mais uma delícia que muita gente provavelmente não sabe que tem origem na Bélgica, o waffle, quando preparado adequadamente, pode até nos fazer rever nossa torcida nesta sexta-feira... Ou não?

4- Carrão...Ou foguete?

Divulgação

O J.M Brabazon é um carrão superesportivo fabricado na Bélgica pela empresa Minerva, equipado com motor V12 biturbo combinado com dois outros elétricos e que atuam somente nas rodas dianteiras. O propulsor desse verdadeiro foguete é capaz de levar o esportivo a uma velocidade superior a 400 quilômetros por hora, capaz de deixar até mesmo carros de Fórmula 1 no chinelo. Bela contribuição, não?

5 - Hercule Poirot

Um dos mais famosos detetives de ficção do mundo é belga. Hercule Poirot, protagonista da maioria dos livros de Agatha Cristie, certamente já o fez viajar pela literatura policial e prendeu sua atenção, não é verdade?

6 - Tintim

As Aventuras de Tintim é uma série de histórias em quadrinhos - que posteriormente virou desenho animado - criada em 1929 pelo belga Georges Prosper Remi, também conhecido como Hergé. O herói da série é, claro, Tintim, jovem repórter belga que viaja pelo mundo na companhia de seu inseparável cãozinho, Milu.

Se você nunca assistiu, deveria procurar no YouTube.

7 - TomorrowLand

Depois de uma contribuição "das antigas", com os quadrinhos do Tintim, uma mais "moderninha". O TomorrowLand é o festival de música eletrônica mais famoso do mundo e, certamente, inspirou outros países a seguirem a tendência (será que a ideia do Skoll Beats veio daí?)

Photo galleryComidas arruinadas See Gallery