NOTÍCIAS
02/07/2018 13:30 -03 | Atualizado 02/07/2018 15:24 -03

Neymar é eleito 'homem do jogo' e caminha para ser melhor do mundo

Camisa 10 foi destaque da vitória sobre o México, que levou Brasil às quartas da Copa da Rússia.

Neymar comemora, nos braços de Paulinho, o gol da vitória: Craque da partida eleito pela Fifa.
EMPICS Sport
Neymar comemora, nos braços de Paulinho, o gol da vitória: Craque da partida eleito pela Fifa.

Neymar começou a Copa da Rússia como alvo de piadas e memes por suas quedas, às vezes exageradas, e reclamações. Nesta segunda-feira (2), diante do México, pelas oitavas de final, o atacante mostrou que está disposto a mudar essa imagem.

Apesar de novamente ter sido protagonista de uma confusão — em que foi pisado por um jogador mexicano —, o camisa 10 não reclamou do árbitro, jogou futebol e marcou o primeiro gol na vitória por 2 a 0.

Como prêmio, foi eleito pela Fifa como melhor jogador da partida, prêmio que havia sido dado duas vezes a Philippe Coutinho (Suíça e Costa Rica) e uma vez a Paulinho (diante da Sérvia).

Ao comentar a premiação, Neymar preferiu dividir os méritos com a equipe toda. "Tenho que parabenizar a toda a equipe. O que fica é que tem momentos em que temos que aprender a sofrer. Foi um jogo difícil, mas nossa equipe mostrou muita qualidade. Não sofremos gols e isso mostra a qualidade da nossa defesa."

Questionado sobre o lance mais polêmico da partida, em que teria levado um pisão, Neymar confirmou que não simulou a agressão do mexicano.

"Complicado [controlar os nervos], mas não cabe a mim. Eu só sofro a dor. Tomei um pisão desleal, acho que o cara não pode fazer isso, mas fazer o quê? Eles falaram demais e foram embora para casa."

Temos que aprender a sofrer. Foi um jogo difícil, mas nossa equipe mostrou muita qualidade.Neymar

Melhor do Mundo?

O prêmio de hoje é a constatação de que Neymar pode, realmente, ser protagonista da Copa da Rússia e dar prosseguimento ao plano de finalmente ser o melhor jogador do mundo eleito pela Fifa.

Michael Dalder / Reuters
Neymar caminha a passos largos para ser o número 1 do mundo em 2018.

Com as eliminações de Portugal e Argentina, e sem Cristiano Ronaldo e Messi na disputa, o caminho está aberto. Restam ao camisa 10 cabeça no lugar e, claro, gols e bom futebol.

Ao comentar a chance de levar o sonhado Prêmio, Neymar preferiu manter os pés no chão, mas deixou claro que o hexa é seu objetivo principal.

"Nesses últimos 2 jogos eu não falei com imprensa, não falei nada, porque não queria polêmica. Só quero jogar futebol e ajudar minha equipe. Vim aqui para isso, e não para outra coisa. Vim aqui para ganhar".

Que cenas como esta abaixo, que viralizaram em forma de memes, fiquem apenas no passado, não é Neymar?

Assista ao editor do Yahoo! Sports, Fernando Olivieri, direto da Rússia: