COMPORTAMENTO
29/06/2018 15:37 -03 | Atualizado 29/06/2018 15:37 -03

Veja 4 dicas infalíveis para você evitar a ressaca

4. Estabeleça um limite.

skynesher via Getty Images

Dor de cabeça, cansaço, dor muscular e muita sede.

Niinguém gosta de acordar e perceber que vai enfrentar tudo isso depois de uma noite de bebedeira. Embora você já saiba que beber água é o mínimo que você pode fazer para evitar a desidratação, separamos cinco outras dicar de como evitar ou reduzir os sintomas da ressaca.

1. Se afaste dos cigarros

De acordo com um relatório de 2012, fumar cigarros ao mesmo tempo em que se bebe muito àlcool pode aumentar o risco de uma ressaca brutal. Apesar de não estar muito claro o que conecta fumar aos piores sintomas de ressaca, pesquisas sugerem que os receptores de nicotina no cérebro também podem ter um efeito sobre nossas respostas ao álcool, como desencadear a liberação de dopamina, um químico cerebral responsável pelos sentimentos de satisfação. Outra teoria sustenta que a nicotina pode influenciar a liberação de citocinas, que são liberadas quando o cérebro sofre lesões, causando inflamação que geram dores de cabeça e náuseas.

2. Evite champanhe e refrigerantes

Estudos mostraram que beber champanhe (que contém bolhas) pode acelerar a absorção de álcool em seu corpo devido à presença de dióxido de carbono. Isso poderia levar a "intoxicação mais rápida ou grave", segundo os pesquisadores.

Quando se trata de bebidas para misturar, a pesquisa sugere que o refrigerante diet pode aumentar particularmente a intoxicação, até mais do que o refrigerante comum.

3. Coma antes, durante e depois de beber

"A comida ajuda a diminuir a velocidade com que seu corpo absorve o álcool", alerta a médica Arielle Levitan. Alimentos gordurosos ou ricos em fibras, e qualquer alimento com vitamina C são considerados boas opções para ajudar a processar o álcool de maneira mais eficaz. "Comer pode fornecer alguns eletrólitos e fluidos adicionais, o que aumentará seu nível de hidratação", disse ela.

4. Estabeleça um limite

"Podemos nos livrar da maior parte dos efeitos do álcool se nos limitarmos a beber uma bebida por hora", disse Boris Tabakoff, pesquisador da Universidade do Colorado. Dessa forma, "nossos níveis de álcool no sangue não começam a se acumular", acrescentou.

Além disso, a sua altura e o seu tamanho também podem desempenhar um papel na quantidade de álcool que você pode ingerir.