ENTRETENIMENTO
29/06/2018 15:01 -03 | Atualizado 10/07/2018 18:53 -03

'O Tempo Não Para': A história da família congelada no século 19, que desperta em 2018

Ambientada em São Paulo, próxima novela das 19h da Globo promete combinar humor e reflexões sobre a realidade contemporânea.

Montagem/João Miguel Júnior/Globo
Marocas (Juliana Paiva) é filha de Edson Celulari (Dom Sabino) e Rosi Campos (Dona Agustina); família despertará em São Paulo depois de mais de um século congelada.

O Tempo Não Para, próxima novela da TV Globo na faixa das 19h, promete risos, reflexões sobre o Brasil contemporâneo em um constante trânsito entre usos e costumes do passado e do presente.

Sucessor de Deus Salve o Rei, o folhetim vai contar a história da família Sabino Machado, residente em São Paulo e dona de extensas terras na região que, em 1886, acaba congelada em um iceberg após dar início a uma viagem de navio rumo à Europa.

Todos permanecem congelados por mais de um século até que, em 2018, o imenso bloco de gelo que reúne tanto membros da família como agregados (alguns negros escravizados, um guarda-livros, uma preceptora e um cão chamado Pirata) aparece na praia do Guarujá, no litoral paulista.

Surpreendentemente, todos saem vivos do iceberg.

Ao longo deste texto, você acompanha em primeira mão no HuffPost Brasil um ensaio que apresenta os personagens do núcleo dos "congelados" de O Tempo Não Para.

Globo/Sergio Zales
Edson Celulari (Dom Sabino).

Os choques temporais e o humor são os principais ingredientes da trama escrita por Mario Teixeira (Liberdade, Liberdade) e com direção artística de Leonardo Nogueira (Sol Nascente).

"A novela é uma crônica de costumes bem divertida sobre tudo o que está acontecendo. Ela vai falar do deslocamento não só temporal, mas principalmente do deslocamento humano, da busca de um lugar em um mundo novo, que na verdade é mais do que um mundo novo – é um tempo novo", antecipa Teixeira.

Nessa busca, os personagens vão lidar com choques culturais e sociais.

Globo/Sergio Zales
Rosi Campos (Dona Agustina).

Teixeira cita como exemplo o patriarca da família, Dom Sabino (interpretado por Edson Celulari), que sai do iceberg achando que o sistema escravocrata ainda é vigente. Quando descobre que as coisas mudaram, fica indignado ao ver um homem negro carregando uma carroça coberta de papelão pelas ruas.

"O olhar dos [personagens que foram] congelados será muitas vezes correspondente ao que muita gente pensa. Muitas vezes, eles vão dizer coisas que as pessoas na contemporaneidade gostariam de falar", explica o autor.

Globo/Sergio Zales
Juliana Paiva (Marocas).

"Eles [os personagens que foram congelados] também vão abordar questões políticas. Vão relacionar os processos da corte à Brasília, por exemplo. Eles vão abordar assuntos superatuais com um olhar daquela época [século 19]. E esse olhar paradoxalmente vai lançar luz sobre uma série de coisas também. Vai lança luz sobre o óbvio, muitas vezes", completa.

É claro que nessa trama não poderia faltar uma história de amor. Ela será protagonizada por Samuel (Nicolas Prattes), que pertence ao núcleo contemporâneo, e Marocas (Juliana Paiva), filha única da família dos "congelados".

Globo/Sergio Zales
O cachorro Pirata.

Samuca é um jovem empresário engajado em causas sociais que vai se apaixonar à primeira vista pela filha de Dom Sabino. No entanto, o desenrolar desse amor terá um obstáculo que se chama Betina (Cleo Pires), sua namorada e sócia - a vilã da novela.

Veja no player abaixo outras fotos dos "congelados" de O Tempo Não Para:

Photo galleryOs personagens congelados da novela 'O Tempo Não Para' See Gallery

Além do texto de Teixeira e direção artística de Leonardo Nogueira, a nova novela das 19h conta com colaboração de Bíbi Da Pieve e Tarcísio Lara Puiati, e direção-geral de Marcelo Travesso e Adriano Melo.

O Tempo Não Para tem previsão de estreia para o segundo semestre.

Photo galleryAberturas de novelas anos 1990 See Gallery