NOTÍCIAS
01/07/2018 09:11 -03 | Atualizado 01/07/2018 09:11 -03

Achilles, o gato 'vidente' da Copa da Rússia: Aqui estão os erros e acertos dele na 1ª fase

Oráculo escolhido para o Mundial de 2018 tem acertos e erros no currículo após fim da fase de grupos.

Achilles escolhe potinho com a bandeira do Brasil e acerta "previsão" em duelo contra a Costa Rica.
Anton Vaganov / Reuters
Achilles escolhe potinho com a bandeira do Brasil e acerta "previsão" em duelo contra a Costa Rica.

Herdeiro do finado Polvo Paul e da Tartaruga Cabeção, "oráculos" dos Mundiais de 2010 e 2014, respectivamente, o gato Achilles, escolhido como "adivinho oficial" dos resultados na Copa da Rússia, tem erros e acertos em seu currículo ao término da 1ª fase da competição.

O gatinho branco e surdo, que vive no Museu Hermitage, em São Petesburgo, faz as "previsões" da seguinte forma: são colocados dois pratos de comida – um ao lado da bandeira de cada seleção que estará envolvida na partida. O prato que o gato escolher pertencerá à seleção que sairá vitoriosa do duelo.

Veja abaixo os erros e acertos de Achilles até o momento:

Dylan Martinez / Reuters
Rússia 5 x 0 Arábia Saudita: 1º acerto do gatinho.

Rússia x Arábia Saudita (acerto)

O primeiro trabalho do gatinho foi justamente na abertura da Copa. E Achilles mandou bem... Muito bem. O gatinho escolheu a Rússia como vencedora do duelo contra a Arábia Saudita, e os donos da casa não decepcionaram, vencendo por 5 a 0.

Egito x Uruguai (acerto)

Jogo válido pelo mesmo grupo da Rússia e segundo acerto do peludo, que apontou vitória do Uruguai sobre o Egito, de Mohamed Salah. O duelo terminou 1 a 0 para o time sul-americano.

Anton Vaganov / Reuters
Funcionária do museu tremula a bandeira do Irã, apontado como vencedor do duelo contra Marrocos por Achilles.

Irã x Marrocos (acerto)

Achilles fez a trinca na Copa da Rússia ao escolher o pote com a bandeira do Irã no duelo contra Marrocos, pelo Grupo B. O jogo acabou 1 a 0 para a seleção asiática, com um gol contra marcado no finzinho.

Portugal x Espanha (erro)

O gatinho escorregou pela primeira vez ao escolher o vencedor do duelo entre Portugal e Espanha. Apostou na vitória lusitana, mas o jogo acabou empatado por 3 a 3 (será que é fã de Cristiano Ronaldo?)

Peter Kovalev via Getty Images
Rússia x Egito: Segundo duelo do time da casa e segundo acerto de Achilles a favor dos anfitriões.

Rússia x Egito (acerto)

Segundo compromisso russo e segundo acerto do gatinho em relação aos donos da casa. A vitória por 3 a 1 foi "prevista" pelo bichano.

Brasil x Costa Rica (acerto)

A vitória por 2 a 0 sobre a Costa Rica foi suada, mas o gatinho Achilles já sabia. Ele escolheu o potinho de ração com a bandeira brasileira e acertou a previsão.

Anton Vaganov / Reuters
Achilles optou pela Nigéria como vencedora do duelo contra a Argentina, errou e frustrou os brasileiros que torciam contra os hermanos...


Argentina x Nigéria (erro)

O segundo erro de Achilles foi na partida entre Nigéria e Argentina. O bichano apostou na vitória dos africanos, mas quem venceu foi o time de Messi, por 2 a 1, no jogo que definiu a passagem dos sul-americanos às oitavas.

Novos desafios a partir de sábado

E agora, na fase mata-mata? Achiles terá mais erros ou acertos? Vamos acompanhar se o bichano tem mesmo futuro como "adivinho".

Assista ao editor do Yahoo! Sports, Fernando Olivieri, direto da Rússia: