Plantas carnívoras permanecem no imaginário das pessoas há séculos e servem de inspiração para estudos científicos, para a arte e até para a literatura - algumas das primeiras descrições e ilustrações registradas dessas plantas datam dos anos 1200.
No mundo, são mais de 750 espécies de plantas carnívoras distribuídas em 20 gêneros botânicos. No Brasil, é possível encontrar mais de 200 espécies diferentes.
Mas você sabe o que são plantas carnívoras? Essas espécies se destacam pela capacidade de atrair, capturar e digerir pequenos animais, como insetos. Porém, há espécies que se alimentam até de roedores e pássaros que resolvam circular por áreas próximas à elas.
Por serem conhecidas por sua beleza exótica, muitas plantas carnívoras são usadas como decoração em casas. As suas folhas costumam ter cores vivas e vibrantes e, geralmente, tem formatos diferentes também. Essas características servem de "armadilha" para capturar os pequenos animais, mas também funcionam como ótimos adereços de decoração.
Para isso, é preciso ter alguns cuidados com o seu cultivo, como manter as plantas sempre hidratadas, com regas diárias; posicionar as plantas perto de janelas, para que as plantas atraiam os insetos; e deixá-las sempre em contato com o sol.