COMPORTAMENTO
26/06/2018 16:58 -03 | Atualizado 26/06/2018 17:04 -03

Sem medo: 5 plantas carnívoras para você ter em casa

Elas são lindas!

Por serem conhecidas por sua beleza exótica, muitas plantas carnívoras são usadas como decoração em casas.
Deanna Kelly via Getty Images
Por serem conhecidas por sua beleza exótica, muitas plantas carnívoras são usadas como decoração em casas.

Plantas carnívoras permanecem no imaginário das pessoas há séculos e servem de inspiração para estudos científicos, para a arte e até para a literatura - algumas das primeiras descrições e ilustrações registradas dessas plantas datam dos anos 1200.

No mundo, são mais de 750 espécies de plantas carnívoras distribuídas em 20 gêneros botânicos. No Brasil, é possível encontrar mais de 200 espécies diferentes.

Mas você sabe o que são plantas carnívoras? Essas espécies se destacam pela capacidade de atrair, capturar e digerir pequenos animais, como insetos. Porém, há espécies que se alimentam até de roedores e pássaros que resolvam circular por áreas próximas à elas.

Por serem conhecidas por sua beleza exótica, muitas plantas carnívoras são usadas como decoração em casas. As suas folhas costumam ter cores vivas e vibrantes e, geralmente, tem formatos diferentes também. Essas características servem de "armadilha" para capturar os pequenos animais, mas também funcionam como ótimos adereços de decoração.

Para isso, é preciso ter alguns cuidados com o seu cultivo, como manter as plantas sempre hidratadas, com regas diárias; posicionar as plantas perto de janelas, para que as plantas atraiam os insetos; e deixá-las sempre em contato com o sol.

Veja 5 espécies de plantas carnívoras para conhecer e, quem sabe, ter em casa:

1. Utricularia reniformis

Reprodução/Universidade de Oxford

2. Dionaea muscipula

Reprodução/Universidade de Oxford

3. Drosera rotundifolia

Reprodução/ Fire Effects Information System

4. Darlingtonia californica

Reprodução/Wikicommons

5. Drosophyllun lusitanicun

Reprodução/Wikicommons