NOTÍCIAS
27/06/2018 09:25 -03 | Atualizado 27/06/2018 13:22 -03

Critérios de desempate podem tirar Alemanha da Copa da Rússia

Campeões mundiais de 2014 precisam bater a Coreia do Sul por uma boa diferença de gols.

Torcida da Alemanha está apreensiva com situação da atual campeã mundial na Copa.
Carl Recine / Reuters
Torcida da Alemanha está apreensiva com situação da atual campeã mundial na Copa.

Atenção: a Alemanha foi eliminada, após derrota de 2 a 0 para a Coreia do Sul.

Antes, o empate de 0 a 0 era um dos maiores temores da campeão mundial. A reportagem a respeito pode ser lida a seguir.

***

Já imaginou sua seleção ser desclassificada de um Mundial por causa de um sorteio? Pois é isso que pode acontecer com a Alemanha nesta quarta-feira (27), dia em que o Grupo F da Copa da Rússia terá seus 2 duelos decisivos.

Depois de vencerem a Suécia, de virada, com 1 gol marcado por Kroos no último minuto dos acréscimos, os alemães, atuais campeões mundiais, precisam de mais uma vitória diante da Coreia do Sul para seguirem na luta por uma das vagas.

Além de precisar vencer de qualquer maneira para brigar por uma das vagas do Grupo F às oitavas de final, o time germânico necessita de uma boa diferença de gols, pois o equilíbrio da chave pode permitir um empate triplo na liderança do grupo.

Para esse cenário acontecer, basta que a Alemanha derrote os sul-coreanos e a Suécia supere o México, em partida marcada para o mesmo horário do outro duelo da chave, às 11 horas (de Brasília).

A combinação de resultados acima deixaria Alemanha, Suécia e o próprio México com 6 pontos cada. Como apenas duas seleções passarão à próxima fase, a decisão iria para os critérios de desempate da Fifa.

Grigory Dukor / Reuters
Será que alguma seleção vai ter o futuro definido por um sorteio?

Quais são os critérios de desempate da Copa?

E são justamente esses critérios de desempate que podem deixar os algozes brasileiros no Mundial de 2014 - e possíveis rivais na Copa da Rússia - pelo caminho nesta terça-feira.

Em caso de empate entre duas ou mais seleções a Fifa determinou os seguintes critérios como forma de definir posicionamento no grupo e, eventualmente, a classificação ou eliminação das seleções:

- Saldo de gols: Avança a seleção que tiver marcado mais gols do que sofrido.

- Gols pró: Em caso de igualdade no primeiro critério, segue em frente a seleção que tenha feito maior número de gols.

- Confronto direto: Quem tiver vencido o duelo contra a rival com a qual está empatado, continua na Copa.

- Fair play: Esse é o ponto em que as coisas começam a complicar. Se houver empate nos 3 primeiros critérios, a classificação (ou o posicionamento no grupo) será definida pelo número de cartões que as equipes receberam.

Os cartões, inclusive, terão pontuações específicas para cada situação. Um cartão amarelo vale - 1. Um cartão vermelho recebido após o jogador já ter sido advertido com amarelo vale - 3. Se o jogador receber vermelho direto, sua seleção é penalizada com 4 pontos, enquanto um cartão vermelho logo na sequência do amarelo descontará 5 pontos.

- Sorteio: Se todos os quesitos acima permanecerem iguais entre duas ou mais seleções, o futuro delas irá para o modo mais injusto de todos: o sorteio.

Assista ao editor do Yahoo! Sports, Fernando Olivieri, direto da Rússia: