NOTÍCIAS
25/06/2018 09:24 -03 | Atualizado 25/06/2018 18:20 -03

Horários dos jogos da Copa da Rússia: Rodada da semana terá jogos só às 11 e às 15 horas

Última rodada da fase de grupos terá 4 partidas por dia entre segunda (25) e quinta-feira (28).

Cristiano Ronaldo comemora com Quaresma o primeiro gol de Portugal.  CR7 perdeu pênalti no segundo tempo.
Lucy Nicholson / Reuters
Cristiano Ronaldo comemora com Quaresma o primeiro gol de Portugal. CR7 perdeu pênalti no segundo tempo.

Resta apenas uma rodada para o encerramento da fase de grupos da Copa da Rússia, mas muita emoção ainda vai rolar nas 8 chaves do torneio nesta última e decisiva semana. E uma mudança merece a atenção dos torcedores que vivem no Brasil:os horários dos jogos.

Acostumados a acompanhar 3 — e às vezes 4 — partidas por dia a partir das 9 horas da manhã (de Brasília), os torcedores poderão se programar para ligar os televisores um pouquinho mais tarde: às 11 horas.

A rodada final terá os dois jogos de cada grupo disputados ao mesmo tempo. Nas oitavas de final, as partidas aconterão somente as 11h ou às 15h. Não haverá mais jogos nem as 9h e nem ao meio-dia.

Donos da casa decepcionam

Na segunda-feira (25) foi a vez das chaves A e B definirem o futuro. Já classificados, Uruguai e Rússia duelaram às 11 horas para saber quem seria o primeiro do grupo. Egito e Arábia Saudita se despediram da competição e fecharam o Grupo A no mesmo horário.

O Uruguai, que fez 3 a 0 na Rússia, passou como primeiro da chave, enquanto a Arábia Saudita, de virada, fez 2 a 1 no Egito, de Mohamed Salah.

EMPICS Sport
Cristiano Ronaldo não poderá vacilar contra o Irã se quiser levar Portugal à frente.

Os duelos da tarde, às 15 horas, foram ainda mais emocionantes. A Espanha, que tinham 4 pontos, suou para arrumar um empate contra a eliminada seleção do Marrocos: 2 a 2. Portugal, que tinha situação semelhante no duelo contra o Irã, também sofreu. Cristiano Ronaldo perdeu um pênalti e o duelo acabou empatado em 1 a 1, com Portugal se classificando como segundo do Grupo B.

Argentina em risco

A terça-feira (26) pode decretar o fim melancólico de um dos maiores jogadores do mundo em Copas: Lionel Messi.

EMPICS Sport
Lionel Messi terá a pressão de comandar a Argentina rumo à vaga às oitavas.

Se a Argentina não vencer a Nigéria em São Petesburgo, às 15 horas, estará eliminada da competição, independentemente do resultado da outra partida do grupo, envolvendo Islândia e a classificada Croácia.

Com apenas 1 ponto somado, os hermanos ainda precisarão torcer para que os islandeses não batam os croatas para não terem que decidir a sorte no saldo de gols.

Andrew Couldridge / Reuters
Mbappé é atração da França diante da Dinamarca. Um empate garante 1º lugar no grupo.

Antes do drama argentino, no entanto, haverá a definição do Grupo C. Classificada, a França joga para confirmar o primeiro lugar do grupo diante da Dinamarca, que precisa de um empate para não correr o risco de perder a vaga para a Austrália, que encara o já eliminado Peru. Os jogos começarão as 11 horas.

Brasil e Alemanha definem futuro

Quarta-feira (27) é dia de torcer pela Seleção Brasileira. Depois de vencer a Costa Rica, mas perder Douglas Costa por lesão, a equipe precisa ao menos de 1 ponto diante da Sérvia para se garantir nas oitavas de final. Se perder dos sérvios, precisará secar a Suíça diante da eliminada Costa Rica para não dar adeus ao Mundial. Os duelos começarão às 15 horas.

Henry Romero / Reuters
Gabriel Jesus ainda busca o primeiro gol pela Seleção na Copa do Mundo.

Os jogos das 11 horas também prometem emoções para os brasileiros, pois envolvem diretamente os possíveis adversários da nossa Seleção nas oitavas de final.

O México, líder do grupo, precisa de ao menos 1 ponto para se classificar contra a Suécia, enquanto a Alemanha, empolgada pela histórica vitória da última rodada, buscará mais 3 pontos contra a Coreia do Sul para tentar se garantir na próxima fase.

Decisão por sorteio?

A quinta-feira (28) terá o encerramento dos grupos G e H e poderá apresentar uma situação curiosa e inédita. O Grupo G, que terá os embates entre os eliminados Panamá e Tunísia, às 15 horas, poderá definir a ordem dos classificados por sorteio.

Carlos Barria / Reuters
Artilheiro Harry Kane é atração da Inglaterra e esperança de gols contra a Bélgica.

Isso é possível porque Inglaterra e Bélgica dividem a liderança da chave com o mesmo número de pontos, saldo de gols e gols marcados, 3 dos primeiros critérios de desempate adotados pela Fifa. O 4º é o menor número de cartões amarelos e o seguinte, o sorteio. Pelo menos a "bolinha", se for usada, não eliminará ninguém da competição.

O Grupo H, por sua vez, terá 3 seleções brigando pelas duas vagas. Japão e Senegal, hoje líderes com 4 pontos, também correm o risco de se classificar juntos e poderão ter de definir a ordem do chaveamento no sorteio, pois, assim como belgas e ingleses, estão rigorosamente iguais nos critérios de desempate.

Toru Hanai / Reuters
Colômbia, de Falcao Garcia, joga por vitória simples contra Senegal para avançar às oitavas.

Para avançarem às oitavas, precisam somar 1 ponto contra Polônia e Colômbia, respectivamente. A seleção colombiana só avançará à próxima fase se vencer Senegal, independentemente do resultado do duelo entre Japão e Polônia.

Confira todos os jogos da semana de Copa

Segunda-feira

Uruguai 3 x 0 Rússia (Grupo A)

Arábia Saudita 2 x 1 Egito (Grupo A)

Espanha x Marrocos (Grupo B)

Irã x Portugal (Grupo B)

Terça-feira

11h - Austrália x Peru (Grupo C)

11h - Dinamarca x França (Grupo C)

15h - Nigéria x Argentina (Grupo D)

15h - Islândia x Croácia (Grupo D)

Quarta-feira

11h - Coreia do Sul x Alemanha (Grupo F)

11h - México x Suécia (Grupo F)

15h - Sérvia x Brasil (Grupo E)

15h - Suíça x Costa Rica (Grupo E)

Quinta-feira

11h - Japão x Polônia (Grupo H)

11h - Senegal x Colômbia (Grupo H)

15h - Panamá x Tunísia (Grupo G)

15h - Inglaterra x Bélgica (Grupo G)

Assista ao editor do Yahoo! Sports, Fernando Olivieri, direto da Rússia.