NOTÍCIAS
22/06/2018 00:28 -03 | Atualizado 22/06/2018 00:28 -03

Costa Rica vem aí: Ameaça de maior sequência negativa em Copas assombra Brasil

Seleção Brasileira não fica 4 jogos sem vencer em Copas desde a década de 1970.

Jogadores da Costa Rica treinam em São Petersburgo na véspera de jogo com Brasil.
Anton Vaganov / Reuters
Jogadores da Costa Rica treinam em São Petersburgo na véspera de jogo com Brasil.

Há 3 jogos sem vencer em Copas do Mundo, contando a edição atual e a disputada no Brasil em 2014, a Seleção Brasileira terá um peso extra nas costas nesta sexta-feira (22), data do encontro com a Costa Rica, às 9 horas, pela segunda rodada do Grupo E da Copa da Rússia.

Caso não consiga bater o time de Keylor Navas, o Brasil igualará sua pior sequência na História das Copas, registrada entre a da Alemanha, disputada em 1974, e a da Argentina, que foi jogada 4 anos mais tarde.

Na ocasião, a Seleção Brasileira alcançou 4 jogos sem triunfos. Na reta final do torneio que teve como sede a Alemanha, o Brasil perdeu para a Holanda e, na disputa do terceiro lugar, caiu diante da Polônia. Em 78, começou a caminhada na Copa da Argentina com empates diante de Suécia e Espanha.

O jejum atual do time brasileiro é marcado pelas derrotas para Alemanha (7 a 1), Holanda (3 a 0), ambas em 2014, e pelo empate com a Suíça (1 a 1), na estreia da Copa da Rússia.

NurPhoto via Getty Images
Neymar e Paulinho são armas para manter "freguesia".

"Freguesia" é incentivo

Para lutar contra a repetição do número negativo, o técnico Tite terá o retrospecto como aliado. Até hoje, Brasil e Costa Rica já se enfrentaram em 10 oportunidades, com 9 vitórias verde-amarelas e apenas uma dos rivais.

Em Copas a "freguesia" também dá o tom. Foram 2 encontros e duas vitórias brasileiras: 1 a 0 na Copa de 1990 e 5 a 2 na caminhada que culminou com a conquista do pentacampeonato em 2002, na Ásia.

O time terá somente uma mudança em relação ao que estreou na Copa. Vetado pelo departamento médico, Danilo dará lugar a Fagner, que não disputa um jogo oficial desde o dia 29 de abril.

Relembre abaixo a goleada brasileira na Copa de 2002 e torça para que essas inesquecíveis imagens inspirem os atletas que lutam pelo hexa na Rússia.

Assista ao editor do Yahoo! Sports, Fernando Olivieri, direto da Rússia: