NOTÍCIAS
19/06/2018 18:24 -03 | Atualizado 19/06/2018 18:29 -03

Festa do Senegal em São Paulo: Vídeo mostra energia dos senegaleses no Brasil

Professor que divulgou vídeo, gravado no centro da capital, exalta peso da História africana no País.

Pouco depois de a seleção de Senegal conquistar uma surpreendente vitória por 2 a 1 sobre a Polônia, em jogo válido pelo Grupo H da Copa da Rússia, um vídeo ainda mais surpreendente começou a bombar nas redes sociais.

Anton Novoderezhkin via Getty Images
Torcedores de Senegal estiveram em bom número na partida contra a Polônia.

Nele, dezenas de torcedores senegaleses aparecem pulando e cantando pelas ruas do centro de São Paulo, claramente felizes com a estreia triunfal de sua seleção no Mundial 2018.

A reportagem do HuffPost Brasil conversou com Maurício Costa Carvalho, responsável pela postagem no Facebook que viralizou em poucas horas.

Professor da Rede Emancipa, movimento social de cursinhos populares pré-universitários destinado a estudantes de baixa renda e atuante principalmente na periferia, Maurício comemorou o sucesso do vídeo e afirmou torcer para que ele seja o pontapé inicial de algo muito mais positivo para a comunidade senegalesa.

A origem do vídeo

"O Daniel Scandurra, meu colega, foi quem fez o vídeo no centro de São Paulo e me mandou por WhatsApp. Pedi autorização a ele para divulgar, pois acho importante que todos vejam essa manifestação dos senegaleses, que têm um papel muito importante na cultura brasileira, principalmente no Rio Grande do Sul e em São Paulo."

Maurício comentou que a população africana que vive no Brasil, não apenas a senegalesa, enfrenta obstáculos diários pela sobrevivência e que, por isso, conta com toda a simpatia da população nesta Copa do Mundo.

"Eles estão nas nossas raízes, somos muito próximos e, por isso, não há como não ficar feliz e na torcida pelo sucesso em algo tão bacana quanto o futebol na Copa do Mundo", concluiu o professor.