COMPORTAMENTO
18/06/2018 18:20 -03 | Atualizado 27/06/2018 17:30 -03

Direção emocional e segura: ela pode te ajudar a ser um motorista melhor

Técnica tem o objetivo de prevenir ou diminuir o impacto de acidentes de trânsito, aperfeiçoando as habilidades de cada motorista.

Dan Gold

Depois de meses de espera, aulas e testes, finalmente chega a tão sonhada carteira de habilitação. Mas, quem pensa que o aprendizado acaba por aí, está enganado. O trânsito reserva tantos imprevistos que sempre é possível aperfeiçoar as habilidades dos nossos motoristas. Um bom caminho para conseguir isso é fazendo um curso de direção segura.

Podemos definir direção segura como "a forma de dirigir que permite reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer com você, com os seus acompanhantes, com o seu veículo e com os outros usuários da via".

Essa técnica tem o objetivo de prevenir ou diminuir o impacto de acidentes de trânsito. A ideia central é que todo acidente acontece por causa de uma falha humana e os motoristas devem estar preparados para se anteciparem ou minimizarem esses fatores.

Todos os que tiram CNH ou renovam a carteira têm de aprender noções de direção segura para garantirem que o trânsito seja um ambiente mais tranquilo e seguro para todos.

As técnicas da direção segura estão baseadas em cinco pilares principais: conhecimento, atenção, previsão, habilidade e ação.

Conhecimento

Como o próprio nome diz, trata-se de saber as informações essenciais para conduzir o veículo. Isso inclui as leis de trânsito, as características e equipamentos do veículo e problemas e condições adversas que o motorista pode encontrar enquanto estiver guiando. Em outras palavras, fatores relacionados ao tempo (como chuva, vento, granizo, neblina), às vias (sinalização, conservação da pista), ao trânsito (congestionamentos, tráfego de ciclistas, pessoas, animais), às condições do motorista (cansaço, condição mental) e dos passageiros.

Atenção

Para identificar perigos, ameaças e conseguir ver sinalizações, o motorista deve estar plenamente concentrado na condução. A qualquer momento, ele pode ser surpreendido e, caso esteja distraído, pode se envolver em um acidente causado por animais, pedestres ou outros motoristas. Manter a concentração exige deixar de lado distrações como o aparelho de som do carro, conversas com passageiros e, especialmente, o telefone celular.

Previsão

Trata-se de ser capaz de perceber com antecedência uma situação ameaçadora e se preparar para evitá-la. A previsão não é só reagir bem a um perigo: é tomar precauções para não ser ver frente a uma situação perigosa em primeiro lugar...

Ação

Para conseguir colocar em prática todos os princípios acima, o motorista precisa estar plenamente capacitado para fazer manobras. Por isso, o veículo também precisa ter condições plenas de funcionamento ao ser exigido numa situação de emergência.

***

Principais riscos

No estudo da direção segura, existem cinco riscos e perigos a respeito dos quais os motoristas devem estar sempre conscientes. Eles são os elementos mais importantes que você deve levar em conta ao dirigir. Veja quais são:

Veículo

Cuidar do seu carro é fundamental para evitar acidentes e imprevistos. Em primeiro lugar, é preciso cuidar da manutenção das peças e sistemas regularmente. O que pode parecer detalhe é, na verdade, decisivo. Cheque o nível de óleo do carro, o estado das palhetas do limpador de para-brisa; certifique-se de que há fluido de freio e água no radiador.

As luzes do carro devem estar todas funcionando para que a sinalização seja eficiente. Os pneus devem estar em boas condições e calibrados de maneira correta de acordo com o peso e a quantidade de passageiros e bagagem que o veículo leva. Os freios, claro, precisam funcionar corretamente e ser revisados sempre.

Condutor

Existe uma posição correta para dirigir e isso faz parte dos princípios da direção segura. Braços e pernas devem estar ligeiramente dobrados, as mãos devem estar numa posição que simula um relógio às 9 horas e 15 minutos. Os calçados devem estar bem firmes nos pés, para que não haja escorregões nos pedais. Todas as informações do painel devem estar visíveis, assim como o vidro dianteiro.

Os retrovisores devem estar posicionados de maneira correta: o interno deve mostrar o vidro traseiro inteiro, sem nenhum tipo de bloqueio. Os retrovisores externos devem mostrar os limites traseiros do veículo, para que não haja algum ponto cego. O motorista, como já dissemos acima, deve estar descansado, atento e não deve estar tomando remédios que causam sonolência.

Vias de trânsito

Conhecer as características, as sinalizações, as regras de ruas, avenidas e estradas é muito importante. O motorista deve prestar atenção em diversos elementos. Em primeiro lugar, os limites de velocidade. Quanto mais rápido você vai, maiores são os riscos e maior é a distância que o carro demora para frear. Por isso, além de respeitar os limites, o condutor deve avaliar a situação em que está para julgar se deve reduzir a velocidade - como em caso de chuva, de aglomeração de pessoas, buracos e objetos na via.

Curvas e declives são locais que necessitam de atenção extra, já que exigem perícia e atenção. Deve-se sempre reduzir a velocidade antes de entrar numa curva; em certas ocasiões, é recomendável diminuir a marcha e evitar movimentos bruscos ao volante. Quando estiver em descidas acentuadas, é importante checar os freios e descer engrenado; assim, você poupa seus freios e garante o controle do veículo. Ultrapassar é uma manobra arriscada, que deve ser feita nos locais adequados e em condições adequadas. Evite ultrapassar nas subidas e nas curvas; tome cuidado em declives acentuados e sempre use a seta para indicar a mudança de direção.

Preste atenção em vias esburacadas, uma vez que os desníveis podem causar desequilíbrios no veículo. Água, areia, barro e óleo podem deixar a pista escorregadia, por isso é necessário analisar as condições e sempre tomar cuidado com elas.

Cursos e recompensas

Existem diversas opções de cursos de direção segura em São Paulo (mais detalhes abaixo). Além disso, várias empresas têm investido em inovação para estimular mais cuidado ao volante.

É o caso do Porto Seguro Auto, que lançou o aplicativo Trânsito+gentil. A partir do uso de big data, o app analisa seu percurso e dá um feedback sobre seu desempenho na aceleração, frenagem, curvas e média de velocidade. A lógica é simples: quem dirige melhor ganha mais pontos – e, com isso, mais recompensas, que vão de desconto no seguro a prêmios que podem ser trocados por viagens, eletrônicos, entre outros.

-

Opções de cursos de direção segura em São Paulo para clientes Porto Seguro Auto:

Porto Seguro – Direção Segura Online

Porto Seguro – Direção Emocional Online