COMPORTAMENTO
18/06/2018 16:58 -03 | Atualizado 18/06/2018 17:01 -03

Como trocar a planta de vaso sem danificá-la

Preste atenção na hora do replantio para manter a sua planta saudável.

Veja os cuidados necessários na hora de trocar a sua planta de vaso.
Tom Merton via Getty Images
Veja os cuidados necessários na hora de trocar a sua planta de vaso.

Cedo ou tarde, procurar um novo recipiente para a sua planta será necessário.

As plantas precisam ser transferidas para vasos maiores à medida em que elas crescem, senão seu crescimento será limitado. As raízes ficam contidas e podem até apodrecer, formando uma massa compacta que inibe o desenvolvimento da planta.

Mas como escolher o vaso ideal? Ou ainda, quando é a hora certa de trocar de recipiente?

Veja algumas dicas para o replantio:

Getty Images/Cultura RF
Cultura RF

Como saber qual é o momento de trocar a planta de vaso?

Olhe para as raízes da planta. Essa é a resposta mais óbvia para essa pergunta. Quando você notar que as raízes estão emergindo pelo espaço de drenagem do vaso, é hora de procurar por um recipiente maior. Mas também é preciso estar atento a outros sinais. Se a planta parou de crescer ou retardou o seu ritmo de crescimento, provavelmente ela não está tendo o espaço ideal para se multiplicar. Outra coisa que é possível notar é se há rachaduras no próprio vaso, devido a sua expansão.

Como escolher um vaso ideal?

Sempre escolha um vaso ligeiramente maior que o anterior, principalmente no diâmetro. O principal é que as raízes tenham espaço suficiente para se desenvolverem antes que a planta cresça por inteiro.

Depois, preste atenção se o recipiente possui furos para a drenagem da água. É essencial que o excesso de água consiga se dissipar. Se ela ficar empoçada, pode até apodrecer as raízes da planta.

Antes de transferir a planta para o novo vaso, o ideal é que você coloque um material permeável no fundo do vaso, como uma folha de papel-toalha ou um filtro de café. O objetivo é que a água consiga escapar, mas que a terra não suje sua casa com o fundo do recipiente aberto.

Depois de preparado o filtro, é hora de cobrir o novo vaso com uma camada de terra. Atenção: sem exageros. A quantidade deve ser suficiente para cobrir as raízes.

O que fazer na hora de transferir a planta para o novo vaso?

Antes de qualquer coisa, você precisa regar a planta que está no vaso antigo. Isso porque a superfície mais úmida facilita o manuseio da planta.

Tenha cuidado na hora de tirar a planta do vaso atual. Uma dica é deixar o vaso de lado e retirar a espécie pela lateral. Caso a terra não se solte com facilidade, utilize uma pá ou uma faca para "raspar" o solo das laterais com cuidado.

Depois, é preciso "limpar" a terra que está grudada com as raízes. Retire todo o excesso de terra e também as raízes antigas e mortas. O objetivo é diminuir a quantidade de terra que está em volta da planta.

Coloque a planta no novo vaso com cuidado e faça o replantio. Deixe as raízes distantes da lateral do recipiente e certifique-se se a planta está reta. Acrescente a terra até o nível do solo ficar adequado e regue a planta.