Como cuidar da samambaia, uma das plantas mais antigas do mundo

Veja dicas de como manter a sua planta sempre viva.

As samambaias são umas das plantas mais antigas do mundo. Elas estão presentes na Terra desde os anos iniciais de sua formação, junto com os liquens, os fungos e os musgos.

Por serem tão antigas, as samambaias conseguem se adaptar em diversas condições, desde ambientes mais agrestes, com areia e muito sol, até a sala de sua casa, em um local com meia sombra.

Veja dicas de como cuidar melhor de sua samambaia:

A escolha do local

As samambaias preferem a luz indireta. Escolha um local de meia luz para colocar o vaso, mas tome cuidado para mantê-las longe das correntes de vento que costumam desidratar as folhas.

As regas precisam ser constantes

Certifique-se que a terra do vaso está sempre úmida e evite borrifar água diretamente nas folhagens. Para não ter erro, coloque o dedo na terra para avaliar se precisa de mais água.

Temperatura

As samambaias são plantas de temperaturas mais quentes, então é melhor você protege-las do frio ou da variação de temperaturas. Durante os dias mais frios de inverno, procure deixá-la em um local que não seja muito afetado, como o banheiro de sua casa.

Adube o solo

Deixe a terra sempre nutrida para a sua samambaia. Existem adubos especiais para esse tipo de planta, que você pode usar mensalmente no vaso. Para mante-las ainda mais vivas, faça a retirada de folhas, galhos e plantas doentes rotineiramente.