ENTRETENIMENTO
08/06/2018 15:59 -03 | Atualizado 08/06/2018 16:43 -03

'Art Selfie', a ferramenta do Google que mostra qual obra de arte é igualzinha a você

Sucesso no exterior, recurso do aplicativo Google Arts & Cultura acaba de ser liberado no Brasil.

Montagem/Divulgação/Google
Frida Kahlo está em destaque entre os conteúdos do app Google Arts & Culture.

Google Arts & Culture é um aplicativo do Google que oferece diversos atrativos para quem se interessa - como o nome antecipa - por arte e cultura.

Por meio dele é possível ver obras de arte em alta resolução, visitar museus por meio da navegação Street View, conhecer detalhes sobre movimentos artísticos e biografia de ícones da arte, entre outras atividades.

Nesta semana, a gigante da tecnologia liberou no Brasil um novo recurso dentro do aplicativo que estava disponível apenas para usuários dos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Índia e Nova Zelândia.

É o Art Selfie que, por meio de inteligência artificial, mostra qual obra de arte mais se parece com a selfie do usuário.

Montagem/Divulgação/Google

Para experimentar a nova ferramenta, basta seguir os seguintes passos:

1. Baixe o app em g.co/arts/selfie, Google Play ou na Apple Store.

2. Faça login com sua conta Google.

3. Role a tela até que apareça a mensagem "pesquisar com a sua selfie".

4. Alguns termos vão aparecer na tela afirmando que sua foto será usada apenas na busca de uma obra de arte parecida com você. Para continuar, é preciso aceitar os termos.

5. A tela da câmera se abrirá para que seja feita uma selfie. Não é possível usar a ferramenta com da sua biblioteca. Tire a selfie.

6. Espere alguns segundos e veja o resultado.

Montagem/Divulgação/Google

A plataforma não armazena o resultado da busca, mas o usuário pode compartilhá-lo nas redes sociais ou armazená-lo no próprio smartphone.

De acordo com o Google, a busca do Art Self é feita em um banco que reúne atualmente mais de 1600 retratos e pinturas. Cerca de 500 delas pertencem a museus brasileiros.

Photo gallery5 fatos que explicam a força e o poder de Yoko Ono no mundo das artes See Gallery