COMPORTAMENTO
05/06/2018 13:14 -03 | Atualizado 05/06/2018 20:02 -03

9 ações para você viver com menos plástico que vão beneficiar o planeta

No Dia Mundial do Meio Ambiente, a poluição do plástico é um desafio global.

De acordo com a ONU, são necessários pelo menos 450 anos para que uma garrafa de plástico se decomponha.
Getty Images/EyeEm
De acordo com a ONU, são necessários pelo menos 450 anos para que uma garrafa de plástico se decomponha.

Desde 1972, 5 de junho é celebrado como o Dia Mundial do Meio Ambiente e, todos os anos, a ONU (Organização das Nações Unidas) escolhe um tema relacionado às questões mais preocupantes da atualidade para discutir no dia. Este ano, o tema é Beat Plastic Pollution (Combater a Poluição Plástica, em tradução livre). E é chocante entender o porquê.

De acordo com a ONU, são necessários pelo menos 450anos para que uma garrafa de plástico se decomponha e desapareça do meio ambiente.

Em todo o mundo, 1 milhão de garrafas de plástico são compradas a cada minuto. Todos os anos são usadas até 500 bilhões de sacolas plásticas descartáveis. Estima-se que pelo menos 8 milhões de toneladas de lixo plástico vão parar nos oceanos anualmente. Eles sufocam os recifes de corais e ameaçam a vida da fauna marinha.

Diante desses números, é preciso um esforço coletivo para chamar atenção da sociedade sobre o consumo dos derivados do plásticos, principalmente aqueles objetos individuais, como copos, garrafas e canudos que podem ser facilmente substituídos por versões mais sustentáveis em nosso cotidiano.

Veja 9 dicas de como viver com menos plástico no seu dia a dia:

1. Troque a sacola plástica por sacolas reutilizáveis.

2. Carregue com você a sua própria garrafa reutilizável para água.

3. Além da garrafa de água, que tal um copo e uma caneca para não precisar usar o copinho de plástico do cafézinho?

4. Utilize marmitas reutilizáveis para armazenar a sua comida.

5. Evite utilizar talheres e canudos de plástico. Carregue sempre com você um pequeno kit com talheres e canudos ecológicos.

6. Será que todas as emabalagens plásticas são realmente necessárias? Repense o seu consumo na hora de ir as compras, por exemplo.

7. Não desperdice! Prefira sempre os alimentos que venham sem as embalagens.

8. Seja criativo! Reutilize os seus potes de vidro e todas as embalagens que tiver.

9. Descarte corretamente os seus resíduos.

Mais da metade dos brasileiros afirma saber pouco ou nada a respeito de reciclagem

Uma pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência a pedido da Cervejaria Ambev revelou que 98% dos brasileiros sabem da importância da reciclagem e acredita que essa é uma prática correta.

Porém, em sua rotina, 75% das pessoas ouvidas disseram que não separam os materiais recicláveis individualmente nos lixos que geram em casa, e, destes, 39% não separam sequer o lixo orgânico do inorgânico.

De acordo com o estudo disponibilizado para o HuffPost Brasil, 88% dos brasileiros acreditam que o cuidado com o meio ambiente é umas das maiores preocupações da sociedade atual, porém 66% dos entrevistados afirmam saber pouco ou nada a respeito de coleta seletiva e 28% não sabem citar quais são as cores das lixeiras para coleta do material.