LGBT
03/06/2018 10:34 -03 | Atualizado 03/06/2018 10:37 -03

Prepare a agenda: Quando acontecem outras Paradas do Orgulho LGBT pelo Brasil

As marchas pela diversidade acontecem em diversas cidades do País ao longo de todo o ano.

Paulo Whitaker / Reuters
Neste domingo, a 22ª edição da Parada desce a Avenida Paulista pedindo maior participação LGBT na política, com o slogan "Poder pra LGBTI+, Nosso Voto, Nossa Voz".

Todos os anos a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo reúne centenas de milhares de pessoas para celebrar a diversidade. A marcha na capital paulista é a maior do Brasil e uma das maiores do mundo, competindo com a Marcha do Orgulho de Nova York. Neste domingo, a 22ª edição da Parada desce a Avenida Paulista pedindo maior participação LGBT na política, com o slogan "Poder pra LGBTI+, Nosso Voto, Nossa Voz".

Mas quem não pode vir a São Paulo não precisa ficar fora da festa nem da luta. A programação pelo País não fica restrita ao mês de junho, conhecido como o mês do Orgulho LGBT. Veja quando e onde acontecem outras marchas pelo Brasil:

Junho

Curitiba, Paraná

Organizada pelo Grupo Dignidade, a Marcha pela Diversidade acontece em Curitiba no dia 24 de junho, com o lema "Minha Liberdade, Meu Orgulho". A concentração começa às 14h na Praça Santos Andrade, no centro da cidade.

Fortaleza, Ceará

A 19ª Parada pela Diversidade Sexual do Ceará acontece no dia 24 de junho, em Fortaleza, com concentração a partir das 15h, na Av. Beira Mar (em frente à Barraca do Joca). Organizada pelo Grupo de Resistência Asa Branca, a marcha deste ano lembra as mortes da travesti Dandara e da vereadora Marielle Franco e denuncia ao extermínio da população LGBT.

Julho

Brasília, DF

A Parada LGBT de Brasília está marcada para o dia 1º de julho. Neste ano, a passeata encerra uma semana de atividades voltadas para a população LGBT, no Festival Brasília Orgulho. A marcha, com concentração em frente ao Congresso Nacional, também trará o tema da presença de gays, lésbicas e transgêneros nas eleições. Em 2017, o evento reuniu cerca de 60 mil pessoas, segundo os organizadores.

Porto Alegre, Rio Grande do Sul

A cidade de Porto Alegre terá uma semana inteira de eventos no fim de junho para comemorar o Dia Internacional do Orgulho LGBT, em 28 de junho. A programação se encerra com a Parada de Luta LGBTI no domingo, dia 1º de julho, no Parque da Redenção.

Belo Horizonte, Minas Gerais

No dia 8 de julho, na Praça da Estação, acontece a 21ª da Parada do Orgulho LGBT de BH. Neste ano, o tema do evento pede: "Mais Democracia e Mais Direitos Humanos: esse é o Brasil que queremos para as LGBT".

Setembro

Salvador, Bahia

A 17ª Parada do Orgulho LGBTI+ da Bahia acontecerá no dia 9 de setembro, com o tema "LGBTI brasileiros, uni-vos!". O evento é organizado pelo Grupo Gay da Bahia. Campo Grande, na região central de Salvador, é o local que tradicionalmente recebe a marcha.

Recife, Pernambuco

A Parada da Diversidade de Pernambuco tradicionalmente acontece em setembro. A edição deste ano está marcada para o dia 18. Ainda não foram divulgados os detalhes, mas a concentração da marcha costuma ocorrer pela manhã, em Boa Viagem.

Outubro

Belém, Pará

No ano passado, a 16ª Parada do Orgulho LGBTI de Belém ocupou a Avenida Presidente Vargas no dia 29 de outubro. Ainda não foi divulgada a data do evento deste ano.

Novembro

Curitiba, Paraná

A Parada LGBTI de Curitiba acontece em 18 de novembro, na região central da cidade. Esse evento é organizado pela APPAD (Associação Paranaense da Parada da Diversidade) e chega a sua 19ª edição.

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

No ano passado, a 22º Parada do Orgulho LGBTI do Rio de Janeiro ocorreu no dia 19 de novembro na Praia de Copacabana. Chegou a circular um boato de que a edição deste ano iria ocorrer no dia 24 de junho, próximo ao Dia Internacional do Orgulho LGBT, comemorado em 28 de junho, mas a data não foi confirmada pelos organizadores. A 23ª edição da marcha LGBT mais antiga do país ainda não tem data para acontecer.