NOTÍCIAS
29/05/2018 20:18 -03 | Atualizado 17/06/2018 23:41 -03

Vai ser feriado nos dias de jogos do Brasil na Copa da Rússia?

Na fase classificatória, 2 dos 3 jogos serão disputados em dias de semana.

Ponto facultativo, horário reduzido e feriado em dia de jogos da Seleção dependem do empregador.
Leonhard Foeger / Reuters
Ponto facultativo, horário reduzido e feriado em dia de jogos da Seleção dependem do empregador.

A Seleção Brasileira começou a correr atrás da bola na Copa da Rússia e, na cabeça do torcedor que sonha com a conquista do hexa, uma pergunta continua sem resposta: será feriado em dias de jogos do Brasil durante a semana?

Após o duelo com a Suíça, que terminou em empate de 1 a 1, a Seleção Brasileira terá 2 compromissos em dias de semana — diante da Costa Rica, no dia 22 de junho (uma sexta-feira) e contra a Sérvia, no dia 27 (quarta-feira).

No início deste mês, o Ministério do Planejamento se pronunciou de maneira oficial sobre o horário especial do serviço público no País por conta da participação brasileira na Copa da Rússia.

O expediente dos servidores públicos será reduzido em dias de partida da Seleção. De acordo com a portaria 143, o trabalho deve começar às 14h nos dias de jogos durante a manhã. E vai terminar às 13h quando os jogos forem à tarde.

Essas horas a menos de trabalho devem ser compensadas até o dia 31 de outubro.

Outras instituições públicas, em âmbito regional, se manifestaram favoravelmente à adoção do ponto facultativo nas datas em que a Seleção comandada por Tite estiver em ação nos campos russos.

No setor privado, por outro lado, a decisão ficará por conta de cada empregador. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) não passará qualquer tipo de orientação às empresas, que terão a liberdade de decidir como agir em relação aos trabalhadores.

Fabrizio Bensch / Reuters
O Brasil vai parar para assistir à Seleção Brasileira. Mas talvez não seja feriado no País.

Bancos adaptarão horários aos jogos do Brasil

As agências bancárias, por sua vez, terão horários especiais nos dias em que a Seleção Brasileira jogar.

O Banco Central já avisou, por meio da Circular número 3.897, publicada em 9 de maio, que todas as agências terão horários diferenciados quando o Brasil estiver em campo.

As agências de todo o País vão abrir das 13h às 17h — no caso de o jogo ser às 9h —, e das 8h30 às 10h30 e das 14h às 16h — para os jogos que se iniciem às 11 horas. No caso de jogos que começarem às 15h, as agências abrirão das 9h às 13h.

Os horários dos jogos do Brasil

Na primeira fase a Seleção Brasileira jogará nos seguintes horários (de Brasília) durante a semana:

22/06 (sexta-feira)

9 horas: Brasil x Costa Rica

27/06 (quarta-feira)

15 horas: Sérvia x Brasil