ENTRETENIMENTO
23/05/2018 13:50 -03 | Atualizado 23/05/2018 15:52 -03

'Pastoral Americana', filme baseado na obra-prima de Philip Roth, está na Netflix

Lançado em 2016, longa marca a estreia do astro Ewan McGregor na direção.

Ewan McGregor dá vida ao protagonista Seymour Levov em longa-metragem lançado em 2016.
Divulgação
Ewan McGregor dá vida ao protagonista Seymour Levov em longa-metragem lançado em 2016.

Morto nesta terça-feira (22), Philip Roth conquistou em 1998 o prestigiado Prêmio Pulitzer de Ficção pelo romance Pastoral Americana, lançado um ano antes. Em 2016, a obra ganhou uma adaptação para o cinema pelas mãos do astro escocês Ewan McGregor (Trainspotting), em sua estreia como diretor.

Disponível na Netflix, o longa traz o próprio McGregor no papel do protagonista Seymour Levov, ex-jogador de sucesso nos tempos de colégio e soldado na Segunda Guerra, que casa-se com Down, ex-miss de Nova Jersey interpretada por Jennifer Connelly (Uma Mente Brilhante), com quem tem uma filha, Merry, vivida na fase adolescente por Dakota Fanning (Guerra dos Monstros).

Empresário de sucesso à frente da fábrica de luvas de seu pai, o protagonista vive, aparentemente, uma vida perfeita. Mas nos 60, diferentes tensões sociais colocam os valores tradicionais da América em xeque. É nesse contexto que a única filha do casal rejeita o modelo de vida concebido pelos pais e se envolve na militância armada nos EUA contra a Guerra no Vietnã – o que faz a vida dos Levov desmoronar.

Em declarações à imprensa na época do lançamento do filme, McGregor afirmou que Pastoral Americana foi feito com a autorização de Roth que, inclusive, gostou do resultado. A crítica especializada, porém, não foi tão amigável à adaptação do romance feita pelo astro escocês.

Stephen Holden, crítico do The New York Times, escreveu:

"O filme não é uma profanação, mas uma severa diminuição de uma obra-prima literária complexa. Esse brilho superficial, porém notável, de um livro que evoca uma imagem arrebatadora do sonho americano em desintegração na década de 1960, especialmente no que se refere à identidade e aspiração judaicas, equivale a não muito mais do que uma lista de cenas respeitosas do romance. E seu tom de lamento omite o humor amargamente sarcástico de Roth."

Assista ao trailer de Pastoral Americana:

A seguir, veja uma lista de outros filmes baseados em obras de Philip Roth.

Indignação (2016) - Direção: James Schamus

Baseado no romance Indignação

O Último Ato (2014) - Direção: Barry Levinson

Baseado no romance A Humilhação

Fatal (2008) - Direção: Isabel Coixet

Baseado no romance O Animal Agonizante

Revelações (2003) - Direção: Robert Benton

Baseado no romance A Marca Humana

Paixão de Primavera (1969) - Direção: Larry Peerce

Baseado no romance Goodbye, Columbus

O Complexo de Portnoy (1972) - Direção: Ernest Lehman

Baseado no romance O Complexo de Portnoy

Photo gallery Os 25 melhores filmes dos últimos 25 anos segundo o IMDB See Gallery