COMPORTAMENTO
19/05/2018 15:45 -03 | Atualizado 19/05/2018 15:47 -03

Todos os surpreendentes toques modernos no casamento do príncipe Harry e Meghan Markle

Desde o reverendo citando Martin Luther King Jr. até a performance de "Stand By Me" de um coral gospel, a cerimônia fez o equilíbrio perfeito entre o clássico e o moderno

Príncipe Harry e Meghan Markle, agora o duque e a duquesa de Sussex, fizeram seus votos neste sábado (19) no Castelo de Windsor e mostraram que um casamento real pode ter a tradição e modernidade lado a lado.

Aqui estão todas as vezes que a cerimônia surpreendeu o mundo com elementos modernos:

OWEN HUMPHREYS via Getty Images

O enérgico discurso do reverendo Michael Curry...

Curry, que é americano, falou energeticamente sobre o amor, Deus e Instagram em um longo e divertido discurso improvisado antes do brunch real. Ele até citou a escravidão ao falar sobre "o poder dinâmico do amor."

Foi apenas uma "pequena mudança" do discurso feito em 2011, no casamento do duque e da duquesa de Cambridge.

O reverendo é o primeiro negro a liderar a Igreja Episcopal, que faz parte da Comunidade Anglicana como a Igreja da Inglaterra.

No Twitter, americanos se emocionaram com a presença de Curry em um evento como este, e principalmente, com suas palavras.

... Que citou até Martin Luther King Jr.

"Devemos descobrir o poder do amor, o poder, o poder redentor do amor", disse Curry, citando um dos maiores líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. "E quando descobrirmos isso, seremos capazes de fazer deste mundo um novo mundo. O amor é o único caminho."

O coral gospel cantando "Stand By Me"

A performance do coral gospel antes dos noivos se sentarem representou outro elemento da cultura negra no casamento real.

O blog Black Girl Nerds chamou a apresentação como "uma dos casamentos mais bonitos, com elementos da cultura negra, que já foi televisionado."

Aliança de casamento do Harry

Desde que a trocar de alianças na cerimônia se tornou uma tradição moderna no Reino Unido, é comum que os aristocratas britânicos pulem esta parte.

Mas neste sábado, Meghan deu a Harry uma aliança feita pela joalheira britânica Cleave and Company.

O irmão de Harry, príncipe William, optou por não usar a aliança, assim como seu avô. Príncipe Charles, também não usa uma, mas ele optou por um anel de sinete quando se casou com Camila, em 2005.

A barba de Harry

Harry não fez a barba. Bom para o Harry.

Empics Entertainment
Prince Harry and Meghan Markle, the new Duke and Duchess of Sussex, pictured during their carriage procession through Windsor after the royal wedding on Saturday.

O bolo (sem camadas)

Historicamente, os bolos de casamento de membros da família real são verdadeiras obras de arte, mas Harry e Meghan optaram por algo diferente. O casal escolheu um bolo simples de pão-de-ló da confeitaria Claire Ptak, feito com limão e flor de sabugueiro -- sem camadas.

A abstenção da palavra "obedecer" nos votos...

Que é uma tradição bem estranha quando você pensa hoje em dia.

... E serem chamados de "esposo e esposa", em vez de "marido e mulher"

Yeah, feminismo!

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.