COMIDA
16/05/2018 18:01 -03 | Atualizado 16/05/2018 18:01 -03

Como fazer o chá perfeito: Um guia prático para não errar na preparação da bebida

Para fazer um bom chá é preciso saber a temperatura ideal da água para os mais diferentes tipos da bebida.

É importante na hora da preparação do chá é decidir entre a infusão e a decocção. 
© Victoria and Albert Museum, London
É importante na hora da preparação do chá é decidir entre a infusão e a decocção. 

Com a chegada do friozinho, nada melhor do que se deleitar com uma quentinha xícara de chá. Mas, para a surpresa de muitos, há todo um ritual por trás da preparação da iguaria adorada por muitos países, como Inglaterra, China, Japão, Índia, entre outros.

Para fazer um bom chá, segundo a chef e proprietária da Chá com Alice, Simone Skorek, é preciso saber a temperatura ideal da água para os mais diferentes tipos da bebida. Por exemplo, a temperatura da água para a infusão do chá verde é de 70°C, enquanto do chá preto varia de 95 a 96°C.

Outro ponto importante na hora da preparação do chá é decidir entre a infusão e a decocção. O método por infusão é o mais utilizado para os chás que usam a Camellia sinensis, ou mistura de ervas como melissa, camomila, capim limão, erva doce. Já a decocção é usada com frutas, cascas e raízes para que saiam todos seus sabores e aromas.

Além disso, até o horário em que você toma o seu chá pode trazer diferentes benefícios para a sua saúde. "Não é que exista um regra ou horário para o consumo da bebida, mas por exemplo, o chá preto consumido pela manhã estimula os neurotransmissores cerebrais que ajudam a dar energia. O chá verde após as refeições ajuda na digestão e é diurético e o chá e camomila à noite, ajuda a acalmar", explica Skorek.

OlegKov via Getty Images

Agora que você está por dentro do mundo dos chás, veja as etapas para preparar o seu chá perfeito:

Escolha a erva

Escolha o seu chá preferido e o coloque no infusor ou saquinho para chá. Para uma xícara de chá, a medida ideal é mais ou menos uma colher de chá. Coloque dentro de um bule que seja de porcelana ou vidro. O bule de metal pode alterar o gosto e as propriedades do chá.

Esquente a água

Esquente a água na chaleira, sem deixar ferver. Retire quando as primeiras bolinhas começarem a subir, que é em torno de 85°C.

Segundo a chef, respeitar a temperatura e tempo é importante para que as folhas do seu chá não fiquem queimadas e nem amargas.

Jogue a água no bule

Coloque a água sempre em movimentos circulares para permitir uma maior entrada de oxigênio.

Espere antes de beber

Deixe a bebida descansar coberta, pois ela guarda os aromas e concentra suas propriedades. Cada bebida pede um tempo diferente, que varia entre 3 e 7 minutos.

A temperatura e o tempo ideal de cada chá

Chá preto

Temperatura: 95-96°C

Tempo: 3-5 min

Chá verde

Temperatura: 70°C

Tempo: 1-3 min

Chá branco

Temperatura: 80°C

Tempo: 2-3 min

Infusão

Temperatura: 100°C

Tempo: 5-7 min

Decocção

Temperatura: 100°C

Tempo: 5-7 min