NOTÍCIAS
14/05/2018 15:08 -03 | Atualizado 14/05/2018 18:13 -03

Lush, marca britânica de cosméticos, anuncia fechamento das portas no Brasil

Até o fechamento das lojas e do site, todos os produtos da marca serão vendidos pela metade do preço.

Lush Spa ficava localizado na Rua da Consolação, em São Paulo.
Divulgação
Lush Spa ficava localizado na Rua da Consolação, em São Paulo.

A Lush, marca britânica de cosméticos feito à mão, anunciou que vai fechar as portas no Brasil. As atividades serão encerradas a partir de 20 de junho e essa decisão, segundo comunicado oficial, se deve ao "mercado difícil" do Brasil. A empresa afirma que que "apesar do crescente número de vendas, a alta carga tributária, a prolongada recessão econômica e a instabilidade política, tornaram impossível a continuidade do investimento da marca no país".

Até encerrar as suas atividades, todos os produtos das lojas e do site serão vendidos com 50% de desconto (exceto Charity Pot e acessórios) até o fechamento ou término do estoque.

Esta é a segunda vez que a Lush se despede do Brasil. A primeira vez que a marca chegou ao País foi em 1999 e sua estadia durou até 2005. À época, as lojas funcionavam como franquias lideradas pela empresária paulistana Sandra Isper Rocha e o arquiteto Léo Shehtman, que chegou ao fim após alto custo e processos judiciais.

Após quase dez anos longe do Brasil, em 2013, a empresa trouxe lojas próprias e abriu uma fábrica no interior de São Paulo para dar continuidade à sua inserção no mercado brasileiro.

Inovação no mundo dos cosméticos

Divulgação

Há mais de 20 anos no mercado, a Lush é conhecida por se posicionar fervorosamente ao lado dos direitos humanos, pelo fim dos testes em animais; pela inovação e responsabilidade na produção de cosméticos com ingredientes frescos e feitos à mão, prezando sempre pela ética desde a colheita até a entrega do produto ao consumidor.

"Muitas companhias já provaram que é possível não fazer testes em animais. E, eu acho que, como todos os sistemas, esse é mais um que precisa mudar -- e é muito difícil fazer isso. Eu acho que, como todos os sistemas, pessoas que cresceram dentro dele o protegem porque é o que eles conhecem", disse ao HuffPost Brasil, Hillary Jones, diretora de ética da marca, em entrevista durante o Lush Summit, festival de inovação e ativismo promovido pela marca, em Londres.

No Brasil, a marca realizou a sua primeira campanha ética local chamada #tambéméviolência, em parceria com a ONG Artemis. O objetivo era conscientizar a população sobre os diferentes tipos de violência contra as mulheres, assim como identificar os sinais, buscar ajuda e auxiliar mulheres vítimas desta situação. A campanha arrecadou R$ 32.572 com as vendas do sabonete Karma - produto mais vendido o Brasil - que depois foi doado para a ONG.

Leia o comunicado na íntegra:

É com grande tristeza que anunciamos o fechamento da Lush no Brasil (lojas e fábrica), a partir de 20 de junho de 2018. Gostaríamos de agradecer a paixão e o entusiasmo de vocês pela nossa marca e pelos nossos produtos ao longo desses anos. O Brasil é um mercado muito difícil para a operação uma marca britânica. Apesar do crescente aumento de vendas, a alta carga tributária e a prolongada recessão econômica, somados a instabilidade política, tornou impossível à Lush continuar investindo e lucrar no país.

Seguiremos comprometidos em manter nossa contribuição com o debate sobre testes em animais no país e continuaremos usando muitos de nossos ingredientes - desde o cumaru até o mel orgânico obtido com base no comércio justo - vindos diretamente de comunidades locais. Nosso Charity Pot continuará doando todo o dinheiro que for arrecadado até o final das operações. O processo de financiamento segue o padrão de envio do formulário e as diretrizes de financiamento estão publicadas na homepage do site.

Existem diversos projetos incríveis acontecendo na área de permacultura e regeneração no país, o que fica evidente quando falamos dos quatro projetos brasileiros finalistas do Lush Spring Prize desse ano, sendo 10 deles só na América Latina. Aguardamos ansiosamente para desenvolver relacionamentos com inúmeras comunidades locais e projetos que focam suas atividades em regenerar a terra, sociedades e economia.

Nossa loja virtual e o time de Atendimento ao Cliente continuarão disponíveis para auxiliá-los em relação aos produtos e voucher do SPA até dia 31 de agosto de 2018. Todos os produtos serão vendidos em lojas e no site com 50% de desconto (exceto Charity Pot, bolsas, lenços e latinhas) até o fechamento ou término do estoque.