NOTÍCIAS
25/05/2018 18:48 -03 | Atualizado 25/05/2018 18:48 -03

Douglas Costa, a ‘surpresa’ de Tite na Seleção da Copa da Rússia

Atacante da Juventus-ITA nasceu nas categorias de base do Grêmio, mas saiu cedo do Brasil.

Douglas Costa é um atacante da italiana Juventus.
Alberto Lingria / Reuters
Douglas Costa é um atacante da italiana Juventus.

A convocação de Tite para a Copa da Rússia não teve nenhuma grande surpresa em termos de nomes de jogadores, mas, sim, na formação da lista final da Seleção Brasileira. O treinador gaúcho, que normalmente trabalhava com 4 atacantes em suas listas, deixou todos na expectativa para ver qual seria o felizardo a compor o quarteto da Copa ao lado dos garantidos Roberto Firmino, Neymar e Gabriel Jesus: Taison ou Douglas Costa. Surpreendeu e chamou os dois.

Para incluir Douglas Costa na lista, Tite abriu mão da presença de mais um meio-campista, argumentando que há jogadores no elenco prontos a atuar pelo setor no caso de uma necessidade — Marquinhos e Danilo, por exemplo.

E por que Tite resolveu abrir uma vaga extra e apostar em Douglas Costa como 5º atacante do grupo que tentará o hexa na Rússia? As explicações:

Substituto à altura para Neymar

Enquanto Roberto Firmino se assemelha ao estilo de jogo de Gabriel Jesus e Taison atua pelo lado direito do campo, Douglas Costa alia características parecidas com a de Neymar. Tite sabe que o atacante da Juventus é o único com categoria suficiente para suprir a falta do camisa 10 em caso de necessidade. A Seleção enfrentou problema parecido contra a Alemanha, em 2014, e Bernard, suplente de Neymar à época, não correspondeu.

Perna esquerda poderosa

Douglas Costa é canhoto, veloz e habilidoso. O poder de improvisação do jogador pode ser arma importante contra adversários que venham a entrar em campo mais fechados, preocupados somente em se defender.

Bom chutador

Outra característica de Douglas Costa é a precisão nos chutes. O jogador da Juve costuma pegar bem na bola em médias e longas distâncias, assim como Neymar, enquanto os demais atacantes da Seleção finalizam melhor de dentro da área.

Números positivos

Se Taison está deixando a desejar no Shakhtar nesta temporada, Douglas Costa tem bons números o acompanhando. O jogador já participou de 46 partidas pela Juventus, 30 delas iniciando como titular. Fez 7 gols e deu 13 assistências.

Quem é Douglas Costa?

Douglas Costa de Souza tem 27 anos, é canhoto, gaúcho de Sapucaia do Sul e surgiu para o futebol nas categorias de base do Grêmio, sendo logo apontado como 'novo Ronaldinho Gaúcho'.

Reprodução/Twitter
Douglas Costa foi apontado como herdeiro de Ronaldinho Gaúcho quando surgiu na base do Grêmio.

Fez jus às previsões e, logo na estreia pelos profissionais, em 2008, marcou um dos gols na vitória por 2 a 1 sobre o Botafogo.

Depois de resistir a uma investida do Manchester United-ING, a diretoria gremista não conseguiu se livrar de uma vultosa proposta do Shakhtar Donetsk, que levou o jogador para o futebol ucraniano em janeiro de 2010.

Do frio ucraniano Douglas partiu para um dos mais poderosos times do mundo: o Bayern de Munique, da Alemanha. Assim como fez no Grêmio, estreou com gol e vitória na equipe: 5 a 0 sobre o Hamburgo, em jogo válido pela Bundesliga 2015/2016.

Douglas Costa perdeu espaço no fim da última temporada e acabou sendo emprestado para a Juventus-ITA. No time de Turim, recuperou o bom futebol, foi campeão nacional e, com as atuações convincentes, garantiu um lugar na lista final de Tite para a Copa da Rússia.

FICHA TÉCNICA:

Nome completo: Douglas Costa de Souza

Data de nascimento: 14/09/1990

Local de Nascimento: Sapucaia do Sul (RS)

Posição: Atacante

Clube: Juventus Football Club (ITA)

Estreia na Seleção: 12/11/2014 – Brasil 4x0 Turquia – Amistoso

Minutos em campo pela Seleção: 1.087

Convocações: 30

Jogos: 24

Gols: 3

Primeiro gol marcado: 14/06/2015 – Brasil 2 x 1 Peru – Copa América do Chile