ENTRETENIMENTO
11/05/2018 19:40 -03 | Atualizado 11/05/2018 19:49 -03

Dia das Mães: 4 filmes e 1 série de TV que vão ampliar sua visão sobre gestação e maternidade

Estão todos disponíveis online. 😎

NataliaDeriabina via Getty Images
Uma lista com 4 filmes e 1 série de TV - todos disponíveis online.

A gestação, o parto e maternidade têm sido abordados de diferentes ângulos no cinema e na TV nos últimos anos. Seja pela via da ficção ou do documentário, o audiovisual tem colaborado na difusão de novos saberes, queda de mitos e quebras de tabus a respeito de uma das experiências mais intensas na vida de uma mulher. Aproveitando a chegada do Dia das Mães, o HuffPost Brasil selecionou 5 produções disponíveis em plataformas de streaming que são destaques nesse cenário. Chegou a hora de você ampliar sua perspectiva sobre os desafios e alegrias que acompanham as mulheres que aceitam a maternidade.

1. O Começo da Vida (2016)

O valor da primeira infância (período que vai da gestação aos 6 anos de vida da criança) é o tema principal deste documentário brasileiro. Dirigido por Estela Renner (Muito Além do Pesos e Criança, a Alma do Negócio), o filme mostra como as relações que se estabelecem nos primeiros anos do bebê influenciam em seu desenvolvimento. Gravado em 9 países (Brasil, China, França, Itália, Argentina, Estados Unidos, Quênia, Índia e Canadá), O Começo da Vida conta com depoimento da top Gisele Bündchen. A produção está disponível no Google Play e, recentemente, ganhou um desdobramento em foma série documental. Seus seis 6 capítulos podem ser assistidos na Netflix.

2. Turma do Peito (2017)
Divulgação

Turma do Peito (The Letdown) é uma série australiana exclusiva da Netflix, exibida originalmente pelo canal ABC. Mistura de drama e comédia, a trama acompanha Audrey (Alison Bell, também criadora da série), uma mãe de primeira viagem que não quer ser definida apenas pela maternidade. Ela decide buscar ajuda em um grupo de apoio para pais e lá se depara com outras mulheres com experiências distintas que, aparentemente, estão se saindo melhor no papel de mãe. Com 7 episódios de 30 minutos, a primeira temporada produção está disponível na Netflix.

3. Olmo e a Gaivota (2014)

Olivia Corsini é uma atriz talentosa e dedicada, que se prepara para encenar A Gaivota, peça clássica de Tchekhov, junto com seu companheiro Serge, do Théâtre du Soleil. Quando a estreia se aproxima, eles descobrem que Olivia está grávida - o que muda a vida da atriz completamente. Esse é o fio condutor de O Olmo e a Gaivota, documentário dirigido a quatro mãos - pela brasileira Petra Costa e pela dinamarquesa Lea Glob. Sob atmosfera poética, o espectador acompanha os 9 meses de gestação de Olivia assim como a eclosão de inseguranças, medos e tédio na vida da atriz que se vê diante de um futuro incerto. O filme está disponível no Google Play.

4. O Renascimento do Parto (2013)

Disponível na Netflix, O Renascimento do Parto, de Eduardo Chauvet, é um documentário que mostra os riscos da chamada cirurgia cesária eletiva e de partos com intervenções agressivas – cujos números são altos em todo o mundo – em contraponto com os benefícios do parto natural. Fazendo uso de depoimentos de especialistas renomados na área e informações de cunho científico atualizadas, o filme tenta promover uma novo olhar sobre os impasses do modelo obstétrico vigente. No último dia 10, chegou aos cinemas brasileiros O Renascimento do Parto 2, também dirigido por Chauvet, que lança foco sobre a violência obstétrica neste início de século e a urgência de humanização desse experiência para as mulheres.

5. A Vida Secreta dos Bebês (2014)

Produção com selo da BBC, A Vida Secreta dos Bebês (Secret Life of Babies) analisa em detalhes os dois primeiros anos de vida humana - período em que se aprende a andar, falar e socializar. Você pode pensar que durante os primeiros 730 dias de vida, os bebês são completamente indefesos. Esse documentário desmistifica essa visão. Por meio de descobertas científicas de ponta, o espectador fica sabendo que bebês possuem força invejável e programação genética que os torna capazes de sair ilesos de situações adversas. A Vida Secreta dos Bebês foi retirada do catálogo da Netflix recentemente, mas pode ser encontrado em plataformas de vídeo na internet.

35 fotos impressionantes tiradas por mulheres ao longo da história